TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jurisdição Constitucional Caso Concreto 01

Ensaios: Jurisdição Constitucional Caso Concreto 01. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  216 Palavras (1 Páginas)  •  447 Visualizações

Questão objetiva:

Quando se tem uma norma ao mesmo tempo material e formalmente inconstitucional?

(a) Quando a norma infraconstitucional conflita com o texto da Constituição da República.

(b) Quando na elaboração da norma infraconstitucional, não se observa rigorosamente o processo de sua elaboração.

(c) Quando o conteúdo da norma infraconstitucional conflita com o texto da Constituição da República e também contém vício com relação a sua formação. Item certo

(d) Quando a norma infraconstitucional se conforma perfeitamente com o texto da Constituição da República, mas não com os tratados internacionais sobre direitos humanos.

Questão discursiva:

O Estado do Rio de Janeiro, diante das crescentes taxas de violência, decide elaborar uma lei ordinária estadual que prevê a majoração das penas de diversos crimes e a redução da maioridade penal para 16 anos. Robson Braga, deputado estadual de oposição, decide consultá-lo(a), na qualidade de advogado(a), acerca da constitucionalidade da referida lei. Formule a resposta a ser dada a Robson, destacando se há vício de inconstitucionalidade e, em caso afirmativo, como ele pode ser classificado.

Há vício de constitucionalidade material, uma vez que não compete aos Estados legislar sobre matéria penal. O art. 22 da Constituição Federal em seu inciso I prevê a competência privativa da União em legislar sobre direito penal. O Deputado poderá se valer do controle jurisdicional preventivo para inibir a realização dessa lei.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com