TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Juros Compostos

Dissertações: Juros Compostos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

Juros Compostos

O atual sistema financeiro utiliza o regime de juros compostos, pois ele oferece uma maior rentabilidade se comparado ao regime de juros simples, onde o valor dos rendimentos se torna fixo, e no caso do composto o juro incide mês a mês de acordo com o somatório acumulativo do capital com o rendimento mensal, isto é, prática do juro sobre juro. As modalidades de investimentos e financiamentos são calculadas de acordo com esse modelo de investimento, pois ele oferece um maior rendimento, originando mais lucro.

Compras à Vista ou Parceladas

. Ao realizar a compra de um determinado produto, o consumidor pode escolher pelo pagamento à vista ou parcelado. A venda a prazo é uma grande opção para quem não pode desembolsar o valor total, dessa forma o valor é dividido em parcelas. Nesse tipo de compra as financeiras costumam cobrar juros, baseados no valor do produto, juros que são embutidos nas prestações. Dessa forma temos que tomar cuidado com as taxas de juros utilizadas pelas empresas.

Aplicações Financeiras

O sistema financeiro proporciona várias formas de ganhos extras, desde que se tenha um capital a ser movimentado. Algumas opções são bem simples e estão ao alcance de toda a poupança é um desses produtos que gera rendimentos mensais, por ser de fácil acesso e que não tem um prazo predeterminado de aplicação, paga juros baixos, pois o aplicador pode retirar o dinheiro a qualquer momento, sem nenhuma burocracia. Existem algumas aplicações que pagam taxas de juros mais compensatórias, os títulos de capitalização proporcionam aos clientes uma melhor rentabilidade. Como já foi definido anteriormente, duas taxas de juro i1 e I2 referidas a períodos financeiros diferentes n1 e n2 são proporcionais, quando guardam.

Entre si a proporção: i1/n1= i2/n2 Ö 2% a. m. = 12% a. s. Todas as Instituições Financeiras e as autorizadas a operar Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários) pelo BACEN no Mercado Financeiro. Particularmente no Mercado Aberto, utilizam a taxa “Over Night” ou simplesmente taxa “Over”. A taxa “Over” é uma taxa equivalente a um Fator de Capitalização diário que se obtém quando se descapitaliza uma taxa efetiva em relação ao número de dias úteis (ou saques a que ela se refere.

A Taxa Efetiva de 8,75% a.a. que deu origem ao Fator Diário 1, 000333 é

Chamada de Taxa “Over” Anual (convenção anual – hoje mais usada) e como taxa de juro

Que é só serve mesmo para referência ao se fazer uma operação financeira. Como sabido,

Os cálculos em juros compostos são realizados sempre com o fator da taxa elevado ao

Número de períodos da operação e sendo o período o dia útil, é ele o expoente do fator.

Porém, o fechamento da negociação é feito se referindo à Taxa “Over” de 8,75% a.a.

Caso:A

13º-SALÁRIO: 4.280,87

RENDIMENTO: 2.200,89

DIAS: 1.389

P=4.280,87+2.200,89=6481,76

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com