TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Juros Simples

Artigos Científicos: Juros Simples. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivos e finalidades da Contabilidade Gerencial

A contabilidade gerencial tem uma visão moderna, pois busca mensurar as transações econômicas e financeiras de uma entidade, afim de que se possa usá-los para a tomada de decisões ou fazer um prognóstico baseado nas informações que entenderem relevantes.

Segundo IUDÍCIBUS (1998, p. 21):

A contabilidade Gerencial, num sentido mais profundo, esta voltada única e exclusivamente para a administração da empresa, procurando suprir informações que se encaixem de maneira valid e efetiva no modelo decisório do administrador.

A Contabilidade Gerencial contribui como meio de informação para o processo de tomada de decisão, sendo responsável por fornecer os instrumentos que possuem as informações sobre a situação econômica e financeira das entidades. É com a Contabilidade Gerencial que se deve fazer a conexão entre ações locais dos gerentes e a lucratividade da empresa, para que estes saibam que direção tomar, melhorando assim a qualidade das operações, reduzindo custos operacionais e aumentando a adequação das operações às necessidades dos clientes.

Sua principal finalidade é ser utilizada como uma importante ferramenta no processo de tomada de decisão, garantindo que as informações cheguem às pessoas certas, no tempo certo, através de compilação, síntese e análise da informação. Ainda é responsável pelo planejamento perfeito com objetivo de se chegar a um controle eficaz, ou seja, controlar as atividades da empresa e organizar o sistema gerencial a fim de permitir à administração ter conhecimento dos fatos ocorridos e seus resultados.

Os troncos básicos da contabilidade gerencial, Segundo Iudicibus (1998) são:

• A depuração dos relatórios financeiros fundamentais;

• A analise e avaliação de desempenho a partir de relatórios financeiros;

• Fundamentos de custos;

• Custos para controle, planejamento e avaliação de desempenho;

• Informações contábeis para decisão;

• Relatórios para a gerência;

• Métodos quantitativos e contabilidade gerencial;

A contabilidade gerencial tem como principal característica, colher os relatórios contábeis e adaptá-los de acordo com o estilo e a necessidade da empresa, no sentido de adequar a periodicidade e o grau de complexidade dos relatórios, afim de que possa apresentar o relatório completo de forma simples, usando termos e expressões a linguagem dos gerentes, ou seja, seu foco está no processo de tomada de decisão dos usuários internos, devendo atender portanto, todas as pessoas dentro da empresa, em qualquer nível hierárquico, que necessitam da informação contábil para toas decisões em duas respectivas áreas,

De maneira geral, todo o procedimento, técnica e informação realizados para que

a administração as utilize nas tomadas de decisões entre alternativas de conflito, recai na

contabilidade gerencial. Conforme Garrison (2007, p.21):

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com