TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Juros Simples

Exames: Juros Simples. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  5.390 Palavras (22 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 22

RESUMO

O presente estudo traz como tema o fracasso escolar segundo a psicopedagogia. Nos dias atuais o fracasso nas escolas continua sendo uma triste realidade e perpetua na maioria das escolas públicas. Busca-se neste trabalho uma reflexão acerca do fracasso escolar, buscando entender como se caracterizou ao longo da história, numa tentativa de romper com determinantes cristalizados, a fim de promover uma reflexão no espaço educacional. Essa realidade vem sendo acompanhada pelos profissionais da psicopedagogia brasileira, na possibilidade da construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Os saberes psicopedagógicos podem contribuir para o entendimento do fracasso escolar nas escolas brasileiras e levantar questionamentos sobre a perpetuação destas situações no decorrer da historia. Compreender a contribuição da psicopedagogia como ciência que é capaz de transformar as situações de aprendizagem e suas dificuldades, é o desafio deste trabalho na busca da mudança da realidade escolar. A partir daí, pretende-se buscar possibilidades e limitações no espaço escolar, quanto à busca da construção do sucesso escolar.

Introdução

O Fracasso Escolar segundo a Psicopedagogia

No inicio da educação brasileira não haviam registros e referências estatísticas a respeito do fracasso no ambiente educacional, porém, as situações de fracasso vem ocorrendo com frequência nas escolas do país. Muitas denominações para o fracasso escolar foram dadas no decorrer da história, porém pouco foi realizado para transformar esta realidade. A questão do fracasso escolar é vista por meio de novos aspectos, como a violência, a evasão escolar e aprovação automática. Mas ainda há questões educacionais que proporcionam o insucesso que assola as escolas tanto públicas como particulares. Dentre eles, destacamos a busca de um culpado para as dificuldades escolares, sendo o professor, a família ou principalmente o aluno.

Em conformidade com os preceitos expostos por (Patto 1993 p.346) este fato facilita sobremaneira a transformação do usuário no “grande bode expiatório” do sistema porque embaça a percepção da natureza política do fracasso escolar ao transformá-lo numa questão de incapacidade pessoal ou grupal anterior a escola. O estudo foi conduzido à luz da abordagem sócio- histórica do psiquismo humano, como referencial teórico desta pesquisa temos Vigotsky. Foi a partir de sua visão crítica que se percebeu não ser mais possível ignorar o compromisso diante da ruptura com os interesses das classes dominantes e construir novos pressupostos para a área, que tivessem como referência o homem concreto, síntese das relações sociais, e não o homem abstrato. Diante desta realidade, é relevante a indagação: Qual será a contribuição do psicopedagogo diante da queixa de fracasso escolar?

Analisar o aprender nos aspectos normais e patológicos faz da psicopedagogia uma área que considera o aspecto psicológico do sujeito, no entanto por ser uma área aplicada, os procedimentos precisam ir além da práxis, buscam desenvolver pesquisas que objetivem a criação de seu campo de conhecimento próprio. O trabalho da psicopedagogia tem a concepção de acompanhar a aprendizagem verificando o processo humano suas características afetivas e intelectuais. E as influências das condições socioculturais do sujeito e do seu meio. Verificar a atuação do psicopedagogo a partir das caracterizações das instituições de ensino, seus problemas e suas necessidades nos leva a refletir sobre a prática deste profissional no contexto educacional. O trabalho deste profissional ocorre nas escolas ou clinicas (consultórios) particulares em que a presença do profissional é solicitado para auxiliar na solução das situações frente ao fracasso escolar.

De acordo com SASS ( 2003) “é razoável concluir que a psicopedagogia no Brasil pretende privilegiar os problemas de conduta e de aprendizagem bem como a perspectiva da psicologia clínica de tratá-los; em suma, a psicopedagogia, no Brasil, pretende ser inserida, de modo predominante, como “solução nova” dos velhos problemas escolares” .

Ao pensar a relação da psicopedagogia com o fracasso escolar, é necessário esclarecer qual é o objeto de estudo da psicopedagogia: o ser humano em situação de aprendizagem; e quais desafios este profissional vivencia no cotidiano. O grande desafio do psicopedagogo nas situações de fracasso escolar é fazer- se presente para o problema de dificuldade de aprendizagem desaparecer. No dia a dia a aprendizagem pode ser facilitada, enriquecida, acelerada, articulada por meio do auxilio do psicopedagogo. As situações de fracasso escolar ocorrem com frequência no ensino brasileiro.

Muitas denominações para o fracasso escolar foram dadas no decorrer da história, porém pouco foi realizado para transformar esta realidade. A questão do fracasso escolar é vista por meio de novos aspectos, como a violência, a evasão escolar e aprovação automática. Mas ainda há questões educacionais que proporcionam o insucesso que assola as escolas tanto públicas como particulares.

A visão do contexto social e histórico nos apresenta o fracasso escolar como um reflexo da sociedade capitalista em que vivemos e que visa interesses da minoria que detém o poder. Mudanças estruturais seriam importantes para a superação deste problema, já que não se trata apenas de um problema individual, mas envolve a sociedade.

Segundo Vigotsky (2007 p.166) assim como os instrumentos de trabalho mudam historicamente, os instrumentos do pensamento também se transformam historicamente. E assim como novos instrumentos de trabalhos dão origem a novas estruturas sociais, novos instrumentos do pensamento dão origem a novas estruturas mentais.

Para compreender as situações de queixa escolar nas escolas brasileiras, este trabalho apresenta como autora importante em Maria Helena Souza Patto, referência na questão do fracasso escolar. O método utilizado foi o de pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Por meio da análise das entrevistas disponíveis no site da ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia) em que as entrevistadas Maria Lucia Weiss, (pedagoga e mestre em Psicologia Experimental ), Neide de Aquino Noffs( pedagoga e graduada na área da educação) e João Beauclair ( professor universitário e estudante da psicopedagogia por meio do doutorado) foi possível analisar a relação que existe entre psicopedagogia e fracasso escolar enfatizando as possibilidades para evitar o insucesso na escola. Uma análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com