TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Juros Simples E Compotos

Monografias: Juros Simples E Compotos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

Definição e justificativa

Antes de explicar a diferença entre juros simples e compostos, é necessário entender o que são juros.

Pode-se dizer que juros representam a remuneração do dinheiro, ou capital, empregado numa determinada atividade produtiva. Ainda seguindo neste conceito, pode-se exemplificar da seguinte forma:

1- Quando uma pessoa aplica determinada quantia na poupança, ao final de um período, a mesma poderá retirar quantia que aplicou, mais os juros que correram no período em que o dinheiro esteve aplicado.

2- Ao adquirir um veículo, por exemplo, nos casos em que há financiamento, o comprador estará pagando o valor original, mais os juros, que neste caso, como no primeiro se tratam de juros compostos.

Acima temos 2 exemplos simples e presentes no cotidiano, da utilização dos juros. No primeiro caso, quem aplica o capital, recupera mais que o aplicado, devido ao juros. Enquanto no segundo caso, acaba pagando mais que o valor original do veículo devido também aos juros.

Depois de entendido o significado dos juros é preciso mencionar os tipos e diferenças de juros.

Juros simples, juros compostos e ainda podem ser empregados de forma mista.

Juros simples: O cálculo dos juros simples é baseado no capital inicial, período a período, ou seja, não considera que o saldo da dívida aumenta ou diminui com o passar do tempo. E podemos exemplificar com a fórmula:

FV=PV (1+ i.n), Onde:

FV: Valor futuro

PV: Valor presente

i: Tava de Juros

n: Número de períodos

Juros compostos: O cálculo dos juros compostos é baseado na soma do capital mais os juros do período. De forma que oferece uma maior rentabilidade se comparado ao regime de juros simples. Podemos exemplificar com a fórmula:

VF= VP x (1+ i)n

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com