TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MRP E JUST - IN - TIME

Trabalho Universitário: MRP E JUST - IN - TIME. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 2

MATERIAL REQUIREMENTS PLANNING

O MRP é um sistema computadorizado de controle de inventário e produção que assiste a otimização da gestão de forma a minimizar os custos, mas mantendo os níveis de material adequados e necessários para os processos produtivos da empresa.

Este sistema possibilita às empresas calcularem os materiais dos diversos tipos que são necessários e em que momento, assegurando os mesmo que sejam providenciados no tempo certo, de modo a que se possa executar os processos de produção.

Elementos do MRP

O processo inicia-se a partir da informação de “quanto” e “quando” o cliente deseja consumir. Abaixo estão os elementos que interagem com o MRP propriamente dito:

• Programa – mestre de produção: baseado na carteira de pedidos dos clientes e nas previsões de demanda, o programa – mestre de produção, também chamados MPS (Master Production Schedule), é o que orienta todo o sistema MRP.

• Lista de materiais: fazendo uma analogia à preparação de um bolo, podemos dizer que as listas de materiais são a receita que especifica os “ingredientes” para a preparação do MRP.

• Registros de inventário: permitem a identificação, em qualquer momento, das posições de estoque e pedidos em aberto, de modo que se possam obter a necessidade liquida de materiais.

• Programa MRP: baseado nas necessidades do produto final, especificadas no programa-mestre de produção e nas informações provenientes das listas de materiais.

• Relatórios e dados de saída: completando o ciclo do programa MRP, o sistema produz alguns relatórios e informações, úteis no gerenciamento do processo logístico e de manufatura.

JUST – IN – TIME

A idéia do Just – in – Time surgiu no Japão na década de 70 e foi sendo assimilada pela indústria ocidental, de forma mais efetiva, a partir dos anos 80. Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. O Just in time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou produção enxuta.

O JIT também favorece o questionamento das normas estabelecidas, isto é, não convive passivamente com “níveis aceitáveis” de estoque, seja de matérias-primas, produtos em processos ou acabados, de disponibilidade de máquina, de retrabalho, de refugo, de reclamação de clientes etc.

Objetivos do Just – in – Time

• Minimização dos prazos de fabricação dos produtos finais;

• Redução contínua dos níveis de inventário através do enfrentamento dos problemas da manufatura;

• Redução dos tempos de preparação de máquina, a fim de flexibilizar a produção;

• Redução ao mínimo do tamanho dos lotes fabricados, buscando sempre o lote igual à unidade;

• Liberação para a produção através do conceito de “puxar” estoques, ao invés de “empurrar”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com