TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Justificativas Para Atrasos E Faltas No Trabalho

Por:   •  27/4/2014  •  3.025 Palavras (13 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 13

JUSTIFICATIVAS PARA ATRASOS E FALTAS NO TRABALHO

CORACI ALBERTINA DE SOUZA NETA

FABIANA MONTEIRO DE CARVALHO

KÉSSIA DE SÁ ARÊDES MARTINS

LUIZA SILVESTRE DA SILVA

1. INTRODUÇÃO

O jeitinho brasileiro é a forma encontrada para tentar resolver alguma situação complicada, proibida ou difícil. Ou ainda, uma forma criativa para resolver algo urgente usando de habilidade e esperteza.

O presente estudo tem como tema o Jeitinho Brasileiro e dentro deste tema vamos abordar as justificativas para atrasos e faltas no trabalho, analisando os argumentos utilizados para tais mesmas. Que no ambiente de trabalho é analisada através do absenteísmo, uma expressão utilizada para designar as faltas ou ausências das pessoas no trabalho.

Para Barbosa (1992) as origens do jeitinho podem também remeter a uma análise histórica, quando considerado como intimamente ligado à nossa ancestralidade: seja a portuguesa, seja a das misturas das raças originais. Ou ainda, vinculado a toda a problemática de país subdesenvolvido e colonizado por latinos, portanto, desde o descobrimento.

A problemática envolvendo tais justificativas gera discussões a respeito das razões objetivas e subjetivas que levam a ocorrências das mesmas. Diante disso, muito se comenta acerca do jeitinho brasileiro e de como as características culturais podem influenciar diretamente no comportamento do indivíduo nas justificativas para seus atrasos e faltas no ambiente de trabalho. Não podemos dizer que todas as pessoas fazem uso desse jeitinho brasileiro, mas acreditamos que em algum momento acabam participando de tal prática, seja direta ou indiretamente.

Sobre o jeitinho brasileiro, Barbosa (1992) comenta que:

O jeitinho é uma forma singular de resolução de problemas ou situações de risco; ou uma solução criativa para alguma emergência, seja sob a forma de burla a alguma regra ou norma preestabelecida, seja sob a forma de conciliação, esperteza ou habilidade. Portanto, para que uma determinada situação seja considerada jeito necessita-se de um acontecimento imprevisto e adverso aos objetivos do indivíduo. Para resolvê-la, é necessária uma maneira especial, isto é, eficiente e rápida para tratar do ‘problema’. Não serve qualquer estratégia. A que for adotada tem que produzir os resultados desejados a curtíssimo prazo. E mais, a não ser estas qualificações, nenhuma outra se faz necessária para se caracterizar o jeito. Não importa se a solução encontrada for definitiva ou não, ideal ou provisória, legal ou ilegal.

O objetivo deste estudo em termos gerais é analisar os argumentos utilizados pelas pessoas para justificar seus atrasos e faltas no trabalho. Conhecendo as causas e os motivos que levam a utilização de dessas justificativas como forma de abono para ausências e faltas. Portanto, será realizado o levantamento de dados e posterior análise para identificar as principais justificativas utilizadas para tal prática.

1.1 PROBLEMA DE PESQUISA

Segundo Prodanov e Freitas (2013, p.121): “A formulação do problema prende-se ao tema proposto: ela esclarece a dificuldade específica com a qual nos defrontamos e que pretendemos resolver por intermédio da pesquisa”.

Diante disso, definimos como problema: De que forma as justificativas para atrasos e faltas no ambiente de trabalho podem comprometer a vida profissional do funcionário?

1.2 OBJETIVOS

Segundo Prodanov e Freitas (2013, p.121), os objetivos devem ser sempre expressos em verbos de ação. Esses objetivos se desdobram em:

a) Geral: está ligado a uma visão global e abrangente do tema. Relaciona-se com o conteúdo intrínseco, quer dos fenômenos e eventos, quer das ideias estudadas. Vincula-se diretamente à própria significação da tese proposta pelo projeto. Deve iniciar com um verbo de ação.

b) Específicos: apresentam caráter mais concreto. Têm função intermediária e instrumental, permitindo, de um lado, atingir o objetivo geral e, de outro, aplicar este a situações particulares.

Dessa forma, para este trabalho foram definidos os objetivos conforme a seguir.

1.1.2 Objetivo Geral

Analisar os argumentos utilizados pelas pessoas para justificar seus atrasos e faltas no trabalho.

1.1.3 Objetivo Específico

- Identificar o sexo e a faixa etária que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com