TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Justificação memorável

Projeto de pesquisa: Justificação memorável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

ARQUITETURA E URBANISMO

PROJETO DE ARQUITETURA II

PROFESSORA: ÂNGELA BRAZ

ALUNA: CÂNDIDA MARIA BARBOSA

Anteprojeto

Memorial Justificativo

I. Partido Arquitetônico Adotado:

O partido arquitetônico definido através da metodologia de análise dos condicionantes físicos, morfológicos e sociológicos sugeriu a utilização do conforto ambiental (quase uma obrigação em qualquer projeto de arquitetura) e do zoneamento.

O conforto ambiental influenciou na classificação da praça quanto à pavimentação, dando origem assim a uma praça mista, com uso de vegetação arbórea de grande porte (a maioria já existente no local) e à implantação dos elementos do programa de necessidades de acordo com a trajetória solar.

Se no planejamento urbano o zoneamento é pensado com o objetivo de controlar o crescimento urbano, minimizar os conflitos entre usos e atividades e controlar o tráfego. Podemos adotar a praça também como um organismo complexo, que desempenha diversas funções e usar dessa diretriz como partido, buscando conciliar função e plasticidade.

II. Desenho da Praça:

O direcionamento dos fluxos da praça é definido pelos canteiros, mobiliário e edificações existentes nela. Com o objetivo de aproveitar a maior parte de árvores já existentes no local, agrupou-se muitas delas em grandes canteiros (oferecem o acréscimo de outras espécies) que vão de acordo ao partido, diminuindo assim a área pavimentada, bem como facilitando a absorção das águas pluviais.

As duas fachadas principais da praça dão para as vias de maior fluxo, tanto de pedestres como de automóveis (Arlindo Nogueira e Coelho Rodrigues), portanto são essas que definem os fluxos principais.

Não optou-se por um desenho simétrico, mas ainda assim harmônico e principalmente funcional, centrando assim a edificação comercial de maneira que ela seja igualmente acessível de qualquer via.

O material utilizado para pavimentação da praça foi bloco intertravado de concreto com paginação no estilo espinha de peixe com ângulo de 45°.

Figura 01: Paginação de piso. Fonte: Associação Brasileira de Cimento Portland

III. Programa de Necessidades:

As necessidades dos usuários da praça foi o fator que definiu o programa e cabe ao arquiteto organizá-lo de maneira coerente, mais uma vez o partido adotado entra em ação, sugerindo a locação de cada espaço de acordo com a função que ele deverá desempenhar. O programa básico é composto por terminais de integração, bicicletário, sanitários públicos, lanchonetes, centro comercial (quatro pontos), área para feira, área de convivência e área de descanso.

IV. Solução Funcional:

Os aspectos construtivos são norteados por todos os outros itens que definem o partido arquitetônico. Como já foi citada a atenção indiscutível da busca pelo conforto térmico, aproveitando inclusive o uso da vegetação já existente e acrescentando novas unidades de espécies frondosas como a Licania tomentosa, popularmente conhecida como Oiti. Bem como acessibilidade e um zoneamento determinado pelos usuários da praça, afirmando a relação do espaço público com a oportunidade acessos e uso.

A solução de unir os sanitários públicos, lanchonetes e centro comercial em uma única edificação foi pensada com o objetivo de deixar a maior quantidade de área livre de circulação possível, fazendo jus a ideia de praça que normalmente se tem. Assim, organizou-se o edifício em dois pavimentos (um térreo e outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com