TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karate Historia Da Modalidade

Casos: Karate Historia Da Modalidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 3

KARATÊ HISTORIA DA MODALIDADE.

O Karatê é uma arte marcial japonesa, desenvolvida na região de Akinawa no Norte do país.

Akinawa em virtude de sua localização passa a ser umas das regiões comerciais mais importantes, uma vez que permiava as relações do Japão com a China, onde os habitantes sofriam influencias da cultura chinesa, uma delas foi a entrada das artes marciais, tais como as práticas do templo Shaolin.

Nesse mesmo local por volta do século XVII a arte marcial de origem chinesa havia sido modificada o suficiente para ser identificada como japonesa, sendo conhecida na época por ¨te¨.

A mesma era transmitida por método oral, de mestre para dissípulo, não havia um único método dessa prática marcial japonesa.

Foi no século XIX que esta arte passou por revisões no método de ensino, sendo simplificada para facilitar o aprendizado, onde também ganhou o nome de KARATÊ.

Na década de 1900 o Karatê ultrapassou a região de Akinawa, pois muitos japoneses migraram para as ilhas Havaianas, a arte ganhou um espaço junto as pessoas, ou seja, a arte foi reconhecida, sendo assim a modalidade transformou se e ganhou espaço como uma modalidade esportiva, tudo isso em mais ou menos dois anos, o que não demorou muito.

Na década de 30 o Karatê foi reconhecido pela Associação Japonesa de Artes, nesta mesma época o Karatê já ganhara o Japão e estava pronto para ganhar o mundo,

Com uma forte influência do criador do judô Jigoro Kano, o mesmo centrou se no uso do kimono branco e nas cores das faixas, as cores indicavam o estagio dos alunos.

Vamos ressaltar que esta arte tem como princípios não só físicos e mentais mais também visa os seguintes princípios abaixo:

“Esforçar-se para a formação do caráter.

Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão.

Criar o intuito do esforço.

Respeito acima de tudo.

Conter o espírito de agressão”.

O ingresso do Karatê no Brasil ocorreu no ínicio do século XX, sua prática ficou restrita no ensino particular, somente na década de 50 que houve a abertura do primeiro estabelecimento voltada para o ensino e aprendizado do Karatê no País.

No entanto, essa arte marcial ganhou o olhar dos leigos ocidentais somente na década de 80, a partir de um filme de sucesso chamado “Karatê Kid”. Sua história retratava um garoto na adolescência, que, após mudar de residência com sua mãe, era vítima de outros garotos da região. Nesse ínterim, ele conhece um senhor japonês que o ensina a arte do caratê para se defender. Não é o intuito relatar todo o filme, mas a história apresenta as dificuldades atravessadas em treinos constantes dessa prática, cujo resultado é o controle total do corpo e da mente do praticante.

Características e técnicas

Os ataques de braços e pernas do karatê, podem ser aprendidos rapidamente, porem o aperfeiçoamento destas técnicas exigem muito treino, por um período muito longo chegando em algumas delas impossível de se atingir um nível ótimo de performance.

Portanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com