TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Mark

Trabalho Escolar: Karl Mark. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

UNIDADE I

UM BREVE RESUMO SOBRE KARL MARX

 Simultaneamente as elaborações dos fundadores da sociologia desenvolveu-se o pensamento de Karl Max, expresso pela a teoria do materialismo histórico.

 É um dos pensadores mais difíceis de se compreender, explicar ou sintetizar . com o objetivo de entender o sistema capitalista e modificá-lo, Max escreveu sobre filosofia, economia e sociologia.

 Sua intenção não era apenas contribuir para o desenvolvimento da ciência, mas propor uma ampla transformação política, econômica e social.

 Sua obra máxima, O CAPITAL, destinava-se a todos os homens, não apenas aos estudiosos da economia, da política e da sociedade.

 Há um alcance mais amplo nas suas formulações, que adquiriram dimensões de ideal revolucionário e ação política efetivas.

 Suas idéias não se limitaram ao campo teórico e científico. Mas foram deferidas com luta como princípios norteadores para o desenvolvimento de uma nova sociedade.

 Diferentes modelos de administração pública, de organização partidária, de ação revolucionária e de exercício do poder do poder reconheceram em KARL MAX, nos últimos duzentos anos, sua inspiração.

 As origens

 O pensamento marxista foi sintetizador de deferentes preocupações filosóficas, políticas e científicas de sua época.

 Em primeiro lugar, deve-se fazer justiça á influência da filosofia hegeliana de quem Marx absorveu sua diferente percepção da história.

 Hegel entendia a história como um processo coeso que envolvia diversas instâncias da sociedade e cuja dinâmica se dava por oposições entre forças antagônicas. Desse embate emergia a síntese que fechava o processo dialético de conceber a história.

 O contato de Marx com o pensamento de Saint-Simon, François-Charles Fourier e Robert Owen foi significativo. Suas propostas de transformar radicalmente a sociedade, implantando uma ordem social justa e igualitária inspiraram MARX.

 Há ainda na obra de MARX toda leitura critica do pensamento clássico doa economistas ingleses, em particular Adam Smith e David Ricardo.

 Finalmente, impossível não fazer referência ao seu grande interlocutor – Friedrich Engels- economista político e revolucionário alemão que trabalhou com MARX de 1844 até sua morte, sendo co-fundador do socialismo científico.

 A palavra “alienação” tem um conteúdo jurídico que designa a transparência ou venda de um bem ou direito. Mas, desde a publicação da obra de Rousseau, passa a predominar para o termo a idéia de privação, falta ou exclusão.

 Marx faz do conceito uma peça-chave de sua teoria para compreensão da exploração econômica exercida sobre o trabalho no capitalismo.

 A industria, a propriedade privada e o assalariamento alienavam o operário dos “meios de produção” e do fruto do seu trabalho.

 Politicamente, também o homem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com