TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx

Artigos Científicos: Karl Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE DE KARL MARX

RESPOSTAS

1. Karl Marx estabelece a relação entre trabalho e valor, definindo inicialmente trabalho. Para esse pensador, trabalho pode ser definido como todo dispêndio de energia do homem utilizado para transformar coisas mortas em coisas de valor, ou mercadorias. Neste aspecto, Marx atribui a idéia de ressurreição ao trabalho, pois este é capaz de transformar coisas que antes não possuíam valor por produtos que podem ser facilmente comercializados, isto é, com valor. Neste sentido, observou Marx: De um lado, todo trabalho é um dispêndio de força de trabalho humana, no sentido fisiológico, e é nessa qualidade, de trabalho humano igual, ou abstrato, que ele constitui o valor das mercadorias.

2. A dependência do capitalismo em relação ao desenvolvimento das técnicas de produção. Mostra, ainda, como o trabalho, sob o capital, perde todo atrativo e faz do operário mero “apêndice da máquina”. Ou seja, mais-valia é a diferença entre o valor obtido com a venda de mercadorias, e o valor pago ao operário pelo seu trabalho.Era compreendida, segundo Marx, como o excedente de produção que o trabalhador deixa para o detentor dos meios de produção, sem que este seja remunerado por tal.

3. Marx define modo de produção como a forma como as sociedades transformam matérias sem vida em coisas úteis, que se configuram em mercadorias com algum valor. Para o autor, a importância de se conhecer estava relacionada à indicação de desenvolvimento das sociedades, uma vez que, para o mesmo, aquelas sociedades que possuem modos de produções mais especializados encontram-se em um estágio de maior desenvolvimento que outras.

4. Marx compreende que existem dois tipos de alienação: a política e a material. Ao estabelecer tais definições, Marx observa que a alienação política só pode ser superada a partir da práxis política dos trabalhadores, isto é, com o desenvolvimento de ações políticas com objetivo de transformar sua realidade inclusive a participativa, pois o autor possui ressalvas em relação às propostas de participação política via sufrágio, por exemplo, creditando a esta uma dominação da classe burguesa sobre os trabalhadores. Neste contexto, enuncia a famosa expressão: “Trabalhadores do mundo inteiro, uni-vos”. No tocante à alienação material, esta está relacionada à perda dos meios materiais e subsistências pelos trabalhadores para a burguesia. Em outras palavras, consiste exatamente na expropriação dos meios de produção dos trabalhadores, condicionando-os a meros vendedores de sua força de trabalho assalariado.

5. a) Classe proletária e classe burguesa/capitalista.

b) Marx identifica, basicamente, duas classes sociais antagônicas. De um lado, os proletariados, expropriados e alienados dos meios de produção, necessitando vender suas forças de trabalho para atingir a subsistência de suas famílias. De outro, os burgueses, capitalistas que detinham os meios de produção, que monopolizavam a engenharia política e que construíam leis com o objetivo de legitimar as ações de exploração da força de trabalho proletária, consolidando a manutenção de seu status.

c) As transformações em sociedade para Marx não são obra da passividade dos atores sociais antagônicos que existe na mesma. Neste sentido, Marx defende a tese de que o antagonismo entre as classes possibilita transformações sociais, haja vista existir no tecido social um conjunto de transformações que precisam ser empreendidas, principalmente no tocante à melhoria de vida das classes menos favorecidas. Tal melhoria, segundo o autor, inclui a sua inserção no mundo político.

6. Marx refuta o pensamento simplista dos evolucionistas que acreditam na evolução linear das sociedades, pois, segundo o autor, é impossível à manutenção dos papéis e dos status sociais das classes antagônicas existentes na sociedade sem que haja alteração nos mesmos. Senão vejamos, Na Europa vivenciada por Marx, havia um conjunto de contradições sociais que colocava em xeque as estruturas sociais da época, pois a miséria estava disseminada na sociedade e a riqueza estava concentrada nas mãos de poucos. Deste modo percebe-se que somente a partir de embates políticos e ideológicos as classes menos favorecidas conseguiriam evoluir e se libertar da alienação política, coisas que os evolucionistas não consideravam.•.

7. De acordo com Marx, o fator preponderante que causa as mudanças sociais está relacionado ao confronto entre as classes sociais. Ao realizar tal assertiva, o autor credita à classe operária o papel de agente transformadora da mudança social, pois superado os estágios de alienação política, imperaria na sociedade, segundo o autor, um conjunto de transformações que impactariam na reconfiguração política, social e econômica, principalmente no que tange à importância que deveria ser dada aos atores que compõem o modo de produção alterado.

8. O pensamento evolucionista, como já frisado, compreendia esta passagem como processo que estabeleceria a hierarquização dos modos de produção, de forma calma e harmônica, onde os trabalhadores assumiriam uma perspectiva de autômatos, isto é, somente trabalhariam e desenvolveriam suas atividades laborais sem se imiscuíras questões políticas, ou seja, os trabalhadores agiriam como soldados que obedeceriam aos seus oficiais superiores. Marx contesta tais proposições, observando que a exploração dos proletariados agigantou-se, uma vez que estes viram o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com