TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx

Resenha: Karl Marx. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Resenha  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 3

Leia a matéria "Escravidão no cerne do capitalismo de ponta" (revista Carta Capital, de 27/10/2011 - em anexo) e relacione o seu conteúdo com as concepções de DOIS dos três sociólogos clássicos (Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber) que estudamos em nossa disciplina. Aponte os conceitos dos autores clássicos que serão utilizados no trabalho, faça uma breve descrição desses conceitos e estabeleça a relação deles com algum aspecto da matéria sobre a escravidão na atualidade. Os conceitos dos clássicos sugeridos são: Emile Durkheim - fato social, os tipos de solidariedade; Karl Marx - exploração, mais-valia, alienação; Max Weber, tipos de ação social, tipos de dominação. Escreva, no mínimo, 20 linhas para cada um dos dois autores. OUTRAS FONTES DE PESQUISA PODEM SER UTILIZADAS, MAS DEVEM SER ADEQUADAMENTE CITADAS.

Karl Marx

Conceito: MAIS VALIA

È o valor excedente produzido pelo trabalhador através de seu trabalho. Esse valor excedente é o lucro para o capitalista. Ele aumenta o lucro aumentando a jornada de trabalho dos trabalhadores. Se no fim do dia de trabalho o operário recebe cinquenta reais, o seu trabalho rendeu em mercadoria o dobro. Esse valor excedente não retorna ao operário mas, ao contrário, é apropriado pelo capitalista. O desconhecimento desse situação de mais valia é chamado por Marx de alienação.

Como apontado na reportagem da revista, o sitema de escravidão mencionado no texto mostra claramente o sistema de alienação envolvido na situação. Os trabalhadores se submetem a longas jornadas de trabalho sem que seus direitos sejam respeitados e sem justa remuneração pelo serviço prestado.

Ao contrário , eles são obrigados a comprarem comida e equipamento dos patrões ficando mais e mais endividados.

Por se tratarem, na grande maioria dos casos de pessoas muito pobres e sem nenhuma instrução, se veem obrigados a pagarem a divída com o patrão devido ao senso moral muito aguçado que possuem.

O capitalismo alienou, segundo Marx, o trabalhador, ou seja, separou o trabalhador dos seus meios de produção, que se tornou propriedade privada do capitalismo. O capitalista trabalhador perdeu, no sistema de produção o controle do produto de seu trabalho. Essa é a base da alienação econômica do homem sob o capital.

MAX WEBER

CONCEITO : DOMINAÇÃO.

A dominação baseia-se numa probabilidade de obediência a um certo mandamento. Weber distingue três tipos de dominação:

Dominação legal : Está baseada na crença, na legalidade da ordem estabelecida. Exemplo: obedecemos quando um fiscal de transito multa nosso veículo, pois ele está baseado em ordens legais.

Dominação tradicional : está baseado na crença do caráter sagrado das tradições antigas e consequentemente dos que representam essa tradição. Exemplo : na Monarquia, presente ainda em alguns países, pode-se ver a dominação que a rainha exerce está fundamentada na tradição e na crença na legitimidade da sua autoridade.

Dominação carismática: que se baseia na confiança e na dedicação a uma pessoa pelo seu caráter sagrado ou pela força heroica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com