TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Katia Souza

Artigo: Katia Souza. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  1.184 Visualizações

Página 1 de 2

PRESIDENCIALISMO

Presidencialismo e um sistema que e formado de governo que e constituída uma República, a Constituição estabelece uma divisão de poderes entre o poder legislativo, poder executivo, poder judicial e o Chefe do Estado.Eleito pelo voto direto ou por colégio eleitoral, para mandato com período determinado em lei constitucional, o presidente não se subordina ao Parlamento nem pode interferir em seus interesses. Entre suas atribuições estão a de liderar a vida política da nação, representar o país interna e externamente, comandar as forças armadas, firmar tratados, encaminhar projetos de lei ao Congresso, responder pela administração e pelas decisões nos setores executivos e escolher os ministros de estado.

O sistema presidencialista foi criado Para limitar o poder do governo e garantir a liberdade dos cidadãos, os constituintes rejeitaram o modelo parlamentar britânico e estabeleceram a separação total do legislativo, executivo e judiciário, com um sistema de pesos e contrapesos no qual cada poder fiscaliza e contrabalança os demais, sem predomínio de nenhum deles. O presidente não precisa ter maioria no Congresso, mas em todas as questões de política geral que envolve a legislação ou gastos de verbas deve ser negociado com os parlamentares para fazer a aprovação de seus projetos. Por isso vivemos em um país de extrema individualidade, onde as pessoas pensam somente em si próprias, onde a pobreza, escassez e fome são visíveis.

Temos um ensino extremamente desigual entre as escolas privadas e as escolas públicas, muitas das vezes, dificultando o acesso das pessoas mais pobres as universidades publicas, devido ao grau de acesso ao ensino.

Em relação à mortalidade infantil, também acredito haver dificuldade, pelas pesquisas realizadas. Crianças de família de baixo poder aquisitivo, têm maiores chances de mortalidade infantil, por falta de estrutura financeira, familiar e qualidade de vida. Melhorar a saúde materna hoje já é um objetivo quase que concluído, pois quem acompanha os programas voltados para gestante, sabe que o mesmo só não funciona realmente porque as pessoas não seguem o acompanhamento à serio. O Brasil é um pais no qual eu acredito ter grande possibilidade de melhorar e alcançar um nível melhor em relação a desigualdade, acredito que umas das grandes dificuldades é o Brasil atingir todas estas metas, pois vivemos em um pais onde a renda é muito mal distribuída onde existem pessoas extremamente ricas, existem pessoas muito pobres, é nem todos tem a mesma consciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com