TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LABORATÓRIO DE GESTÃO CONTABIL

Exames: LABORATÓRIO DE GESTÃO CONTABIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  8.769 Palavras (36 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 36

HISTÓRIA DOS TRIBUTOS

A história dos tributos nas sociedades antigas confunde-se com a história da criação do estado. Apesar de também serem usados para custear a criação de instituições como administração pública, força militar e obras públicas, a justificativa maior para cobrança de tributos residia na concepção de que o soberano era um ser divino, e que, portanto, precisava ser sustentado com grande luxo. Os tributos também eram devidos pela extração dos frutos da terra, a qual pertencia ao soberano.

BREVE RESUMO DA HISTÓRIA DOS TRIBUTOS NO BRASIL

O Brasil Colonial (1500-1822)

Durante o período denominado pelos historiadores como pré-colonial, que vai da data do descobrimento até 1530, a preocupação de Portugal resumiu-se em manter a posse das terras. A primeira atividade econômica, iniciada nesse período foi á extração do pau-brasil. Como o Rei não possuía recursos para arcar com os custos da exploração, esta foi feita por meio de concessões a terceiros. Os concessionários obrigavam-se a iniciar a colonização, construir fortificações ao longo da costa e pagar o Quinto (quinta parte do produto da venda da madeira). O Quinto foi o primeiro tributo pago no Brasil, tendo por base a legislação portuguesa.

O período que se seguiu, que vai de 1530 a 1580, é marcado pelo início da colonização. Mais uma vez, faltavam à Coroa – a quem pertenciam as terras descobertas – os recursos para viabilizar a colonização. A solução encontrada foi o sistema de capitanias hereditárias. Os donatários, dentre outras atribuições, deveriam prestar contas do que era arrecadado ao soberano português e tinham direito a uma parcela do que era arrecadado.

Os tributos cobrados nesse período eram:

 Pagamento pela concessão para exploração do comércio de pau-brasil, especiarias e drogas, que eram monopólio da Coroa Portuguesa;

 Direitos das alfândegas reais, relativos a mercadorias importadas e exportadas ou naufragadas, que davam à costa, que, em geral, ficava em torno de 10% de seu valor;

 Quintos dos metais e pedras preciosas;

 Dízima do pescado e das colheitas de todos os produtos da terra, colhido ou fabricados.

Após um período inicial em que o sistema de capitanias hereditárias começou a se mostrar pouco eficiente, Portugal partiu para a centralização da administração colonial, com a criação do Governo-Geral.

criou-se a figura do Provedor-Mor, dando início a uma estrutura centralizada de administração tributária. A grande fonte de arrecadação era a cobrança de tarifas alfandegárias, principalmente sobre escravos, açúcar, couro e tabaco. O contrabando era, nesta época , a principal Em 1548, em consequência da constatação de que a arrecadação não se dava como esperado, saída encontrada por aqueles que queriam fugir dos tributos.

O que se observa é que a Coroa Portuguesa criava e cobrava taxas e impostos conforme as mais diversas necessidades.

As transações e o comércio de escravos foram alvo do modelo de tributação da Coroa Portuguesa. A tributação do comércio de escravos teve diversas mudanças ao longo do período colonial brasileiro. Para cada escravo que entrava nas colônias portuguesas cobravam-se tributos:

 Pela entrada do escravo na Colônia;

 Pela mudança de atividade (por exemplo, dos engenhos para as minas);

 Taxa adicional, com propósitos diversos, dentre eles um fundo para promover a colonização branca.

Em 1808, a família real, fugindo da invasão de Napoleão, aporta ao Brasil e novos tributos são criados para sustentar a Elite lusitana instalada no Brasil.

Nascem, nesse período, os seguintes tributos:

 Décima urbana – correspondente a 10% do valor locativo dos imóveis-, a primeira modalidade de imposto predial;

 Décima de heranças e legados, sisa dos bens de raiz e meia sisa dos escravos - primeiros impostos sobre a transmissão de propriedade; e

 Impostos sobre o consumo de gado e aguardente.

Um fato importante na história é a criação do Banco do Brasil, em 1812, a qual foi custeada com impostos.

BRASIL IMPERIAL (1822- 1889)

Durante o chamado primeiro império (1822-1831), observa-se poucas mudanças na estrutura tributária. Verificam-se, mais uma vez, a cobrança de tributos para custear gastos militares, desta vez por ordem de D. Pedro I.

O período das regências (1831-1840) foi marcado por diversas revoluções, de cunho separatista ou federalista, como, por exemplo, a farroupilha, motivada pelos altos impostos cobrados sobra charque e couro.

Ainda no período regencial acontece a primeira reforma tributária, com a extinção de alguns tributos e a definição das receitas que cabiam a cada instância de governo (governo-geral, das províncias e dos municípios.

BRASIL REPUBLICANO

Um importante imposto foi criado em 1922, o imposto de renda, que começou a ser cobrado em 1924, com alíquotas progressivas de 0,5% a 8% e limite de isenção.

As formas de tributação tornaram-se mais complexas, em resposta às mudanças na economia, que passava pelo mesmo processo.

Durante o período que podemos chamar de republica populista (1945-1964), foi dada a continuidade ao processo tributário iniciado na Era Vargas e inaugurada a política de isenções fiscais às montadoras de automóveis para que se instalassem no país.

O período do Regime Militar (1964-1985) foi também marcado por incentivos fiscais a grandes grupos econômicos. No mesmo período, ocorre a disseminação de subsídios, especialmente para insumos industriais e produtos de consumo popular. São instituídos empréstimos compulsórios sobre viagens ao exterior, compra de veículos novos e combustíveis para veículos. A reforma tributária empreendida pelo governo militar vigorou até a promulgação da Constituição, em 1988.

Ao regime militar seguiu-se o período de redemocratização, iniciado em 1985, no qual a sociedade passou a questionar mais abertamente o sistema tributário brasileiro. Nesse Clima de maior abertura para discussão dos problemas nacionais, aumentam os questionamentos judiciais contra tributos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com