TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curva De Experiencia

Dissertações: Curva De Experiencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2012  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  1.280 Visualizações

Página 1 de 5

Análise de Posicionamento

Modelo RepTrack™

A partir dos dados secundários obtidos da Cacau Show, foi realizada uma análise com base no modelo RepTrak™, ferramenta desenvolvida pelo Reputation Institute para mensurar a reputação corporativa e verificar o quão forte é o vínculo emocional entre uma empresa e stakeholders. Sua metodologia consiste num conjunto de 23 atributos agrupados em 7 dimensões: produtos e serviços; desempenho financeiro; liderança; ambiente de trabalho; cidadania; governança; e inovação.

- Desempenho:

Desbravadora de um nicho de mercado com crescente potencial de demanda, a empresa Cacau Show apresenta um posicionamento estratégico diferenciado no seu segmento de mercado, o que proporciona à marca elevado diferencial competitivo.

É notório o processo evolutivo da Cacau Show. Uma empresa que teve sua origem com uma fábrica familiar, no bairro da Casa Verde, em São Paulo e hoje é distribuída intensamente pelo Brasil inteiro, gerando resultados financeiros e retorno aos investidores. Além disso, a grande expansão em sua rede de lojas franqueadas nos últimos anos mostra claramente sua perspectiva de crescimento. Confiante da qualidade de seu produto e consciente das oportunidades de negócio, o Presidente da empresa, Alexandre Costa, estuda também a possibilidade de fazer parcerias, ou ter uma parte do negócio na Europa.

- Produtos e Serviços:

A Cacau Show oferece produtos de qualidade e um alto custo-benefício em relação às outras marcas posicionadas, suprindo assim, as necessidades do consumidor. A faixa de preços favorece um público amplo. "Grosso modo, os preços da Cacau Show são metade ou um terço dos da Kopenhagen", compara Getulio Ursulino Netto, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). "Mas a qualidade é igual, porque temos os mesmos fornecedores", garante Alexandre Costa, presidente da empresa.

No dia 06 de junho de 2011, a Cacau Show foi homenageada durante a primeira edição do prêmio Selo de Ouro 2011 Top Qualidade Brasil, promovido pela ABRAHM – Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito. Ao lado de empresas como Grupo Pão de Açúcar, Ádria, Wickbold e Ceratti, a grife de chocolates foi condecorada com o título de Personalidade da Gastronomia Nacional, como a única marca de chocolates indicada à premiação. A rigorosa seleção das cem melhores de 2011, na categoria de Gastronomia & Hotelaria, foi obtida por meio de pesquisas e entrevistas com os consumidores finais, associações e entidades do setor. Este fato comprova a percepção positiva sobre os produtos da empresa.

- Inovação:

A Cacau Show é a empresa pioneira no mercado de chocolates finos no Brasil. O mercado de chocolates artesanais foi julgado por Alexandre Costa como pouco explorado na época de fundação da empresa. Desse modo, preencheu um espaço de mercado carente de ofertas com forças competitivas diferenciadas.

Visando a não dependência de uma demanda sazonal única ao ano, como é o caso da Páscoa, Alexandre buscou desenvolver outros produtos além daqueles oferecidos no período. Buscou como alternativa um novo produto com baixo custo e sedutor aos olhos e bocas dos compradores, tendo assim seu lucro obtido em volume vendido e não por altos preços unitários, e assim foi desenvolvido o Cerejão, o primeiro produto da Cacau Show.

Até hoje, a Cacau Show mantém-se atenta às mudanças e oportunidades do mercado, sempre inovando sua linha de produtos, mas ainda conservando sua essência artesanal tradicional, que lhe garante um caráter único. A prática da inovação pode ser encontrada nos seus valoresorganizacionais. Antes era voltada mais para as classes B e C, porém, vem lançando produtos sofisticados com apelos mais direcionados para a classe A-B.

- Ambiente de Trabalho:

A Cacau Show valoriza os talentos pessoais e profissionais de cada colaborador, dando oportunidades e recompensas ao mérito (Ex: Há gestores que começaram trabalhando na confecção dos chocolates, na fábrica.), promovendo um ambiente de trabalho na base do incentivo e com o foco na gestão de pessoas, ao cuidar da saúde e bem-estar de seus funcionários e familiares. Preza o incentivo e o reconhecimento ao desenvolvimento individual, valores que compõe seus princípios organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com