TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curva De Possibilidade De Produção

Exames: Curva De Possibilidade De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2013  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  1.559 Visualizações

Página 1 de 2

Curva de Possibilidade de Produção

(Curva de Transformação)

É a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo. Trata-se de um conceito teórico que mostra como a escassez de recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá que fazer escolhas entre diferenrtes alternativas de produção. Por causa dessa escassez de recursos, a produção total de um país tem um limite máximo, uma produção potencial ou produto de pleno emprego, quando todos os recursos disponíveis estão empregados

CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO (CPP)

A curva de possibilidade de produção (CPP) é uma representação gráfica das escolhas que podem ser feitas no âmbito da produção com os recursos disponíveis. Para que possamos representar uma curva de possibilidades de produção é preciso admitir as seguintes hipóteses básicas:

1) A quantidade de recursos existentes é fixa durante o tempo de análise.

2) Todos os recursos de produção (terra, trabalho e capital) estão empregados na produção.

3) O nível tecnológico não sofre alterações, ou seja, mantém-se constante.

Em uma economia com milhares de produtos, as escolhas que enfrentamos são complexas. Para ver o problema na forma mais simples, consideramos a mais básica economia, uma em que só podem ser produzidos dois bens (roupa de algodão e trigo). Se decidirmos produzir mais comida (trigo) e reorientarmos nossos esforços neste sentido, então não poderemos produzir tanta roupa. Vejamos esta questão com números.

Tabela de Possibilidades de Produção (Roupa versus Comida)

Opção Roupas (em m2) Comida (em toneladas) Unidades de Comida sacrificadas para obter mais uma unidade de roupa. (custo de oportunidade)

A 0 20

B 1 19

1

C 2 17

2

D 3 13

4

E 4 8

5

F 5 0

8

As opções abertas se catalogam na tabela de possibilidades de produção e na curva de possibilidades de produção correspondente ao gráfico a seguir:

GRÁFICO DA CPP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com