TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEVANTAMENTO DO CUSTO DE PRODUÇÃO

Dissertações: LEVANTAMENTO DO CUSTO DE PRODUÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 6

GESTAO DA QUALIDADE. 09 SETEMBRO 2013.

01 – O que é Qualidade Como seu conceito se alterou ao longo do tempo

A qualidade é um conceito multidimensional. A qualidade tem muitas dimensões e é por isso mais difícil de definir. De tal forma, que pode ser difícil até para o cliente exprimir o que considera um produto de qualidade.

O cliente não avalia se um produto e ou serviço possuem qualidade apenas pelo preço, ou por determinada característica, pelo contrário, a qualidade é determinada quando o produto e ou serviço atingem a expectativa do cliente. A definição de qualidade deve sempre estar relacionada com a satisfação do cliente.

Do ponto de vista da empresa, contudo, se o objetivo é oferecer produtos e serviços (realmente) de qualidade, o conceito não pode ser deixado ao acaso. Tem de ser definido de forma clara e objetiva. Isso significa que a empresa deve apurar quais são as necessidades dos clientes e, em função destas, definir os requisitos de qualidade do produto.

A gestão da qualidade envolve a concepção dos processos e dos produtos/serviços, envolve a melhoria dos processos e o controle de qualidade. Garantia da qualidade são as ações tomadas para redução de defeitos. Controle da qualidade são as ações relacionadas com a medição da qualidade, para diagnosticar se os requisitos estão a ser respeitados e se os objetivos da empresa estão a ser atingidos.

A definição mais completa de Qualidade é o que o cliente quer.Tendo vários e diferentes clientes, as Organizações estão focadas em produzir não exatamente o que é ¨bom¨- no sentido de produzir o ¨melhor¨que se pode produzir, mas sim, produzir os vários e diferentes produtos bons que os diferentes clientes querem.

Em seu processo evolutivo, contudo, a qualidade tornou-se um termo de uso comum,

sendo por isso, difícil de ser precisamente definido. Isso a torna passível de equívocos

conceituais e de erros em sua gestão. Desse modo, ela não pode ser definida aleatoriamente

sob o risco de perca de desempenho da organização no mercado (PALADINI, 2008). A

propósito, Garvin (2002) acrescenta que o problema de algumas empresas não é falta de interesse pela qualidade, mas a falta de um correto entendimento sobre ela. E, para ele, este

correto entendimento é fundamental para que ela possa assumir uma função estratégica.

• BROCKA, Bruce M.; BROCKA, Suzanne. Gerenciamento da qualidade. São Paulo: Makron Books, 1994.

• FAZANO, Carlos Alberto. Qualidade: a evolução de um conceito. São Paulo: Banas Qualidade, set. 2006, n. 172.

• FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Disponível em: <http://www.fnq.org.br/>. Acesso: em 21 dez. 2007.

• MARTINS, Petrônio Garcia. Administração da produção. 2. ed. rev., aum. e atual. São Paulo: Saraiva, 2006.

• PALADINI; Edson Pacheco et al. Gestão da qualidade: teoria e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

.

2- O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução

Gestão da Qualidade é um conjunto de práticas que tem como objetivo estabelecer padrões de processo, para que eles sejam executados da maneira mais padronizada possível, sem imprevistos e improvisos.Práticas essas devem ser estabelecidas não só nos processos de produção, mas também em outros processos que fazem interface com produção, por exemplo, Vendas, Compras, Treinamento de Funcionários dentre outros que a organização mapear como de impacto para a qualidade.

A gestão da qualidade aponta para a preferência do consumidor, o que aumenta a produtividade, levando a uma maior competitividade e assegurando a sobrevivência das empresas. Podemos definir qualidade de inúmeras formas. Podemos considerar que é um atributo essencial e diferenciador de alguma coisa ou de alguém, como uma medida de valor ou excelência, como a adequação ao uso, tal como J.M.Muran a definiu, como “conformidade com as situações, nas palvras de P.B.Crosby, ou ainda, usando as palavras de Vicente Falconi, “um produto ou serviço com qualidade é aquele que atende sempre perfeitamente e de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente”.

A evolução teve início em antigas sociedades agrícolas,quando os grãos eram selecionados para que a colheita fosse mais farta, e por consequência, os pães com mais quantidade e melhor qualidade.

Após a implementação do controle estatístico da qualidade, evoluiu-se o conceito de qualidade total, surgiram padrões de normas de qualidade e a ênfase passou, enfim, a recair sobre a prevenção de defeitos.

A qualidade passou a ser vista não só como forma de prevenir defeitos e diminuir perdas, mas agregar valor aos produtos, diferenciando-se da concorrência com o objetivo de atrair, conquistar e fidelizar os clientes.

3 – Quais foram os principais ¨gurus¨ da Qualidade

Joseph M.Juran

William E. Deming

Shewart-Deming 1 - Planejar - devemos definir o que vai ser feito quem vai trabalhar, quanto vai custar, quanto tempo vai durar, como iremos medir o processo, como iremos entregar etc, devemos pensar sobre o projeto e termos critérios bem definidos para apenas depois agirmos;

2 - Fazer - É o momento de executarmos tudo que planejamos;

3 - Medir - Definimos no planejamento como iriamos medir nosso processo e temos que ver se as coisas estão indo conforme o planejado então se nada está saindo como o planejado, precisamos fazer o passo seguinte;

4 - Corrigir - implementar as ações necessárias para que as coisas que não estao saindo conforme planejado aconteçam conforme o planejado.

Kaoru Ishikawa

David A. Garvin

Shigeo Shingo

Shigeo Shingo

Armand V.Feigenbaum

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E DE OPERAÇÕES de Henrique Corrêa e Carlos Corrêa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com