TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEVANTAMENTO ECONÔMICO LOCAL

Trabalho Universitário: LEVANTAMENTO ECONÔMICO LOCAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  2.344 Palavras (10 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA E A CRISE DOS ESTADOS NACIONAIS 4

2.2 POLÍTICAS BRASILEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL................... 4

2.3 PESQUISA DE CAMPO ........................................................................................5

2.4 OPINIÕES DA AUTORA E OPINIÕES DIVERGENTES.....................................10

2.5 OPINIÕES QUE SE DIVERGEM.........................................................................11

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................12

REFERÊNCIAS ........................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

No contexto atual, o desenvolvimento sócio-econômico de uma nação está muito vinculado ao seu poder de "Estado" frente ás mudanças estruturais das políticas ocorridas no cenário mundial. Países ditos "em desenvolvimento" estão cada vez mais aumentando o seu prestígio diante do mundo, talvez, em função da utilização de um modelo de gestão mais transparente e inovador. Diante dessa constatação, percebe-se que o papel dos gestores públicos, bem como da função e, mais precisamente, da sua forma de atuação, tornam-se cada vez mais importantes perante os desafios a serem superados.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA E A CRISE DOS ESTADOS NACIONAIS

Com as mudanças no cenário mundial iniciadas nas últimas décadas do século XX e nesse início de século XXI estão refletindo em um processo de reestruturação ampla que traz novas configurações econômicas, nas relações sociais e na articulação entre os Estados nas instituições intergovernamentais de poder regulador. Nesse cenário, as repercussões desses novos elementos nas diferentes formações sociais tornam visível a crise do fordismo (modelo de desenvolvimento dominante na sociedade ocidental que se consolidou ao longo do século XX) e a ascensão de um novo modelo de acumulação capaz de retomar os fluxos de investimento, crédito, consumo e crescimento econômico das nações alterado com a crise do sistema.

2.2 POLÍTICAS BRASILEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL

Dessas mudanças surgiram no Brasil alguns projetos sociais que ajudaram no desenvolvimento local.

Como por exemplo, o Projeto Minha Casa Minha Vida que é um programa do governo federal em parceria com Estados, municípios, empresas e movimentos sociais, realizando assim o sonho de muitos brasileiros em ter sua casa própria.

Temos também o projeto Luz para Todos que visa levar energia elétrica a todas as famílias de baixa renda, principalmente as que vivem na zona rural.

Podemos citar o Prouni - Programa Universidade para Todos, que

tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos

de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela

Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005, oferece, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas instituições de ensino que aderem ao Programa.

O SEBRAE também contribui com o desenvolvimento local, visando melhorar a qualidade de vida em diversas áreas do nosso país. Colaborando com projetos que também ajudam no desenvolvimento local, como por exemplo, o PAIS que é um projeto que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e proporcionar sustentabilidade para as comunidades atendidas.

2.3 PESQUISA DE CAMPO

A pesquisa de campo foi realizada na cidade de Senhor do Bonfim- Ba, que está situada no Piemonte da Chapada Diamantina, a 376 km de Salvador, localidade de clima semi-árido e notável riqueza natural, histórica e cultural, o município se destaca pela simplicidade de sua organização urbana, econômica na utilização dos espaços. Entre os mais populosos da Bahia, com mais de 72 mil habitantes, Bonfim é também centro de confluência de uma região com mais de 360 mil habitantes.

O processo de desenvolvimento econômico de Senhor do Bonfim é desenvolvido através das várias secretarias que existem aqui no município, sendo elas: Secretaria Municipal de Ação Social, tendo como secretária a Sra. Camila Machado, Ensino Superior Completo, a Assistência Social, por meio da Proteção Social Básica, visa ofertar um conjunto de programas, serviços, projetos e benefícios para a população em situação de vulnerabilidade e risco.

Secretaria de Indústria e Comércio, tendo como secretário o Sr. Claudionor Peixinho, Nível Superior Completo, a função principal da Secretaria de Indústria e Comércio é estabelecer as políticas, diretrizes e programas de desenvolvimento da indústria, do comércio e da segurança no âmbito do Município. Para alcançar essa meta tem a responsabilidade de incentivar a instalação na cidade de empresas de grande, médio ou pequeno porte.

Através dessas, a nossa cidade conseguiu vários parceiros que contribuem para o desenvolvimento local, a exemplo do IFBaiano que visa o Desenvolvimento local e regional: fomentar ações que objetivam a inclusão da população na cadeia produtiva, gerando emprego-renda e produção de conhecimento, atuando de forma decisiva para transformação da sociedade, respeitando as peculiaridades e potencialidades de cada região.

Responsabilidade sócio-ambiental: garantir que as ações e projetos de extensão possibilitem a preservação ambiental e o desenvolvimento social, priorizando uma abordagem transdisciplinar das atividades.

Difusão de conhecimentos: promover atividades e eventos para a troca de conhecimentos científicos, técnicos, experienciais e outros, trazendo contribuições fundamentais para o aprimoramento da comunidade interna e externa.

Capacitação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com