TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEVANTAMENTO PLANIMÉTRICO

Artigos Científicos: LEVANTAMENTO PLANIMÉTRICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  1.105 Visualizações

Página 1 de 3

O presente relatório tem por objetivo apresentar os métodos e resultados obtidos no levantamento de campo realizado no dia 05 de abril de 2014, entre o bloco L e K da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) – Campus Pedra Branca, no município de Palhoça (SC) conforme planta de localização Figura 01.

Figura 1. Planta de Localização

Fonte: Dos autores

O levantamento planimétrico tem com objetivo a representação gráfica posicional e quantitativa, sem considerar o relevo, dos elementos pertencentes do terreno escolhido para a realização do trabalho de campo. Antes da realização da coleta, é importante definir todos os vértices da poligonal e desenhar um croqui geral da área a ser levantada de modo a definir quais os pontos de detalhe que serão levantados.

Foram levantados pontos de uma área pelo método de irradiação por coordenadas polares em duas dimensões (plano topográfico horizontal), visando o cálculo das coordenadas topográficas cartesianas (X; Y) dos pontos levantados utilizando, para isso, o método de medição simples de ângulos e distâncias horizontais.

Para a resolução do estudo proposto foram utilizados os seguintes equipamentos: Estação Total Topcon (FALTA VERIFICAR a marca, modelo e precisão de leitura angular), prisma com bastão, tripé de aço, e caderneta de campo.

2. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

No desenvolvimento dever-se-á explicar:

O método de levantamento de campo:

 Deve utilizar os tópicos deste roteiro como esqueleto de base, ampliando-os;

Os cálculos realizados (TODOS os cálculos realizados);

Utilizar o editor de formula do word.

Uma planilha com os valores do levantamento de campo e os valores das coordenadas calculadas

 Esta Planilha deve ser criada no WORD não pode ser xerox, fotografia, escanerização ou

reutilização dos PDF das planilhas de campo.

O processo consiste em definir um ponto dentro de uma área a ser levantada, visando-se todos os pontos de interesse. Defini-se esse ponto o mais próximo do centro da área a nivelar para que o nível seja posicionado. Após, é medida a altura do instrumento e definida a cota do primeiro ponto à nivelar e então colocada a mira sobre o primeiro ponto para se obter os valores azimute. Os valores são anotados na planilha. No segundo ponto repete-se o processo a partir da leitura do azimute. Continuar o procedimento até atingir o levantamento de todos os pontos notáveis do terreno. Da mesma maneira foram encontradas as distâncias horizontais para todos os pontos. (

3. CONCLUSÕES

Como Conclusão será anexada a PLANTA TOPOGRÀFICA em arquivo separado

Não pode inserir a planta topográfica como figura;

Somente será aceita a planta topográfica em formato DWG e PDF enviado junto com o PDF do relatório, num único e-mail de envio, na data prevista.

Os Croquis de campo e as planilhas de campo (folhas de campo) NÃO deverão ser adicionados no relatório, nem como anexo: não devem formar parte do Relatório Técnico.

Como resultado final deste prático, cada grupo de alunos deverá entregar um PDF com o relatório:

Entregar-se-á três arquivos por cada grupo de trabalho:

O PDF com o relatório de trabalho de campo e, o PDF e DWG com a planta topográfica.

Ao todo, foram levantados 10 pontos topográficos distribuídos ao longo da área de estudo, o trabalho foi considerado um sucesso pelo grupo, primeiramente pelo fato de que o principal objetivo, que é o aprendizado, foi alcançado. Por fim, pode-se perceber a real importância da topografia dentro da construção civil, auxiliando a determinar áreas de terrenos muito grandes ou com grandes acidentes geológicos, evitando transtornos no decorrer da obra e até mesmo depois de sua conclusã

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »