TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINGUAGEM NÃO VERBAL

Por:   •  13/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  1.089 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE

Laureate Internacional Universities

CURSO DE DIREITO

LINGUAGEM NÃO-VERBAL

MANAUS

2011

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE

Laureate Internacional Universities

CURSO DE DIREITO

GLEICY LIRA FERREIRA

LINGUAGEM NÃO-VERBAL

[pic 1]

MANAUS

2011

SUMÁRIO[pic 2][pic 3]

INTRODUÇÃO

03

LINGUAGEM NÃO-FALADA

04

CONCLUSÃO

07

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

08

INTRODUÇÃO[pic 4][pic 5]

A comunicação é fundamental nas mais variadas relações entre pessoas, pois é através dela que se pode expressar sentimentos e ideias. Pode ser feita de várias maneiras, entretanto, só existe entendimento quando a mensagem é recebida com o mesmo sentido com o qual ela foi transmitida.

A comunicação não é somente a linguagem verbal, ela é feita em grande parte pela

linguagem não-verbal.

A linguagem não-verbal é comunicação que é não feita com sinais verbais, que não é feita com a fala e nem com a escrita. É realizada através da simbologia, como por exemplo, símbolos, ícones, gestos, sinalização e expressões faciais.

Este trabalho tem como objetivo demonstrar o quanto que estamos cercados no nosso dia a dia de linguagem não verbal e que por desconhecimento acabamos nem notando que um simples gesto está passando uma informação por mais que o emissor esteja insconsciente disso.

Ao nosso redor estamos cercados de linguagem não-verbal, basta saber como esta linguagem se manifesta no nosso cotidiano.

LINGUAGEM NÃO-VERBAL

Linguagem é todo sistema de sinais pelos quais sujeitos interagem com os outros. Segundo Ernani Terra, existem inúmeras linguagens: a linguagem do surdos-mudos, a linguagem das bandeiras em corrida de automóveis, a linguagem dos sinais de trânsito, a linguagem que falamos, etc.

De acordo com o sistema de sinais que se utiliza, a linguagem é classificada como: verbal e não-verbal.

Linguagem Verbal é aquela que para ocorrer a comunicação, utilizam-se palavras, usadas na fala e na escrita.  

Tendo em vista que este trabalho aborda linguagem não-verbal, será dando ênfase somente nesta classificação.

Para manter uma comunicação não é preciso somente utilizar a fala, podemos utilizar por meio da linguagem não-verbal, outros recursos que acontecem naturalmente em relação a uma situação.

Para Ernani Terra, linguagem não-verbal é aquela que tem por base qualquer outro tipo de sinal, como cores, gestos, desenhos, sinais sonoros, etc.

Neste tipo de linguagem não é realizada por meio de sinais verbais nem pela escrita, pois não se utiliza palavras.

A seguir, exemplos de Linguagem não-verbal, com explicações:

  1. Sinais de trânsito: utilizados para orientar os motoristas. Por meio destes sinais, motoristas e pedestres, obterá informação de como agir. Os semáforos indicam quando o motorista deve prosseguir e quando deve parar. As placas por meio de símbolos indicam situações que o motorista deve atentar.

                          [pic 6][pic 7]

  1. Ícones: espécies de signo criado pelos homens, com a finalidade de estabelecer comunicação. Ocorre uma relação necessária entre a imagem e o conceito que ela representa, razão pela qual têm sido utilizados como uma espécie de linguagem universal.

  [pic 8][pic 9][pic 10]

Segundo Ernani Terra, não importa em que país estejamos, ao deparamos com os signos universais sabemos distinguir imediatamente qual o banheiro masculino e qual é o feminino, que se trata de um lugar ou acesso reservado preferencialmente a cadeirantes e que é proibido fumar, como mostra as figuras acima .

        

Grandes organizações, utilizam vários tipos de linguagem não-verbal na divulgação de sua marca na mídia, por meio de propagandas. Exemplo disso é a criação de logotipos para que o consumidor possa associá-lo à marca, tornando-os a principal representação gráfica do produto ou serviço. Exemplo:

  [pic 11][pic 12][pic 13]

 

  1. Linguagem corporal: o corpo fala. Aponta as mentiras, expõe verdades inconscientes, reforça as ideias, dá ênfase à comunicação, favorece ou dificulta o entendimento e promove a interação com emissor e receptor da mensagem.

Para Suraia Schelles (2008, p. 5)

A linguagem não-verbal é tão importante que, mesmo entre países de idiomas diferentes, entre povos com culturas diferentes, há uma compreensão da mensagem através da expressão não-verbal: um sorriso é sempre um sorriso, o choro é sempre choro, a arrogância é sempre arrogância, o nervosismo passado através de gestos como suor nas mãos, atitudes tensas, e assim por diante passam a mensagem, não importa se estamos de um lado do mundo ou do outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (207 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com