TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINHA DE GESTÃO

Resenha: LINHA DE GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Resenha  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

TIME – LINE DA GESTÃO

Tipos de Gestão no decorrer dos Anos 1900 1910 1911 1930 1931 1940 1941 1950 1951 1960 1961 1970 1971 1980 1981 1990 1991 2000

A gestão Científica

O Triunfo da Organização

Peter Druck - Pai da Gestão

Obsessão por Planejamento

Japão Inova com Qualidade

A Excelência

Reengenharia

A Gestão da Informação

1900-1920 Gestão Científica

Frederich Winslow Taylor desenvolveu a metodologia científica do trabalho para aumentar a produtividade e reduzir o tempo de ociosidade dos trabalhadores.

Henry Fayol identificou as áreas funcionais de uma empresa e diferenciou a gestão. Para ele gerir era prever e planejar, organizar, comandar e controlar.

Na concepção da industria moderna surge o modelo de fábrica de automóvel que mudou o mundo, trata-se da obstinação de Henry Ford que ao especializar as tarefas e segmentar o trabalho, racionalizou a produção ao organizar a linha de montagem de seus veículos.

1920-1950 Organização

Neste período a produtividade cresceu grandes empresas são adeptas de Ford, tais como: Renault, Citröen, Pegeault. Outras áreas de produção como aeronáutica, ferrovia, elétrica e setor alimentício também usaram a metodologia da cadeia de produção.

Quem fez a diferença neste período foi Alfred Sloan, que ao mudar a forma da administração da General Motors fez a maior transformação no processo de gestão ao transferir poder de decisão para os seus diretores de divisão.

Surge também a grande revolução do Marketing, onde a produção passa a se adaptar cada vez mais ao consumidor. Nasce a sociedade de consumo.

Coube a Elton Mayo fazer experiências no campo da motivação dos trabalhadores, dando assim início a gestão de relações humanas.

1950-1960 Peter Druck

Nesta década na maior parte dos países europeus o estado assume o controle onde as empresas passam a assimilar o modelo das empresas norte-americanas.

Mais foi Peter Druck com a sua publicação “The Pratice of Management” que mudou a forma de pensar dos empresários introduzindo por exemplo a administração por objetivos, que garantia o rendimento, transformava as necessidades objetivas em ambições pessoais.

Esta foi uma década marcada pela escola de relações humanas, que surgiu em contrapartida ao mecanicismo que imperava nas empresas. Nomes desta década: Douglas McGregor(Teoria X,Y), Abraham Maslow(Pirâmide das Necessidades) e Frederich Herzberg(Fatores motivacionais).

1960-1970 Planejamento

Este foi um período em que todos queriam prever o futuro, controlar, tudo era planejado, usava-se ferramentas para planejamento estratégico, gestão estratégica e prospecção estratégica.

Empresas de consultorias como a BCG – Boston Consulting Group propuseram uma matriz de portifólios de atividades, a McKinsey e Arthur D.Little também apresentaram as suas versões de matrizes estratégicas.

Nomes da década: Teodore Levit e Philip Kotler elevaram o marketing a destaque defendendo a satisfação total dos clientes. Houve uma sistematização do marketing nas empresas através de conceitos, tais como: marketing mix, segmentação e ciclo de vida dos produtos.

1970-1980 Qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com