TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LISTA DE EXERCICIO

Trabalho Escolar: LISTA DE EXERCICIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  1.930 Visualizações

Página 1 de 4

1º - Uma tubulação de 34,5 cm de diâmetro transporta água a 2,62 m/s. Quanto tempo será necessário para que sejam descarregados 1600 m³ de água no seu extremo aberto?

2º - A mangueira de um jardim tem 1,9 cm de diâmetro interno e está ligada a um irrigador que consiste em um recipiente cilíndrico com 24 furos, cada um deles com 0,12 cm de diâmetro. Se no interior da mangueira a velocidade da água é 1,05 m/s, com que velocidade ela deixa os orifícios do irrigador?

3º - Um tubo em U da Figura ao lado contém dois líquidos em equilíbrio estático: no lado direito existe água de massa específica ρ_a=998 kg/m³, e no lado esquerdo existe óleo de massa específica desconhecida ρ_x . Os valores das distâncias indicadas na figura são l=135 mm e d=12,3 mm. Qual é a massa específica do óleo?

4º - A figura ao lado mostra que o jato de água que sai de uma torneira fica progressivamente mais fino durante a queda. As áreas das seções retas indicadas são A0 = 1,2 cm² e A = 0,35 cm². Os dois níveis estão separados por uma distância vertical h = 45 mm. Qual a vazão da torneira?

5º - Um peixe mantém sua profundidade na água doce ajustando a quantidade de ar em ossos porosos ou em bolsas de ar para tornar sua massa específica média igual à da água. Suponha que, com a bolsas de ar vazias, um certo peixe tem uma massa específica de 1,08 g/cm³. Para que fração de seu volume expandido o peixe deve inflar as bolsas de ar para tornar sua massa específica igual à da água?

6º - Calcule a diferença hidrostática entre a pressão arterial no cérebro e no pé de uma pessoa com 1,83 m de altura. A massa específica do sangue é 1,06 x 10³ kg/m³?

7º - Na figura ao lado, uma mola de constante elástica 3,00 x 104 N/m liga uma viga rígida ao êmbolo de saída de um macaco hidráulico. Um recipiente vazio de massa desprezível está sobre o êmbolo de entrada. O êmbolo de entrada tem uma área Ae e o êmbolo de saída tem uma área 18,0 Ae. Inicialmente a mola está relaxada. Quantos quilogramas de areia devem ser despejados (lentamente) no recipiente para que a mola sofra uma compressão de 5,00 cm?

8º - Uma âncora de ferro de massa específica 7870 kg/m³ parece ser 200 N mais leve na água que no ar. (a) Qual é o volume da âncora? (b) Quanto ela pesa no ar?

9º - A água se move com uma velocidade de 5,0 m/s em um cano com uma seção reta de 4,0 cm². A água desce gradualmente 10 m enquanto a seção reta aumenta para 8,0 cm². (a) Qual é a velocidade da água depois da descida? (b) Se a pressão antes da descida é 1,5 x 105 Pa, qual é a pressão depois da descida?

10º - Qual é a aceleração de um balão de ar quente se a razão entre a massa específica do ar fora do balão e a massa específica do ar dentro do balão é 1,39? Despreze a massa do balão e da cesta.

11º - O tubo de Pilot é usado para medir a velocidade do ar de aviões. Ele é formado por um tubo externo com pequenos furos B que permitem a entrada de ar no tubo; este tubo está ligado a um dos lados de um tubo em forma de U. O outro lado do tubo em forma de U está ligado ao furo A na frente do medidor, que aponta no sentido do movimento do avião. Em A o ar está estagnado, de modo que vA = 0. Em B, porém, a velocidade do ar é presumivelmente igual à velocidade v do ar em relação ao avião. (a) Use a equação de Bernoulli

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com