TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIVRO DIDÁTICO PNDE

Por:   •  7/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 5

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FNDE

FORMAÇÃO PELA ESCOLA[pic 1]

PROGRAMA LIVRO DIDÁTICO

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Atividade final do curso do Módulo: PROGRAMA LIVRO DIDÁTICO – do Programa Formação pela Escola sob a orientação da tutora Rosana Wiederman Simione Nunes, turma PRPLi56125, do município de Manoel Ribas, Pr.

[pic 6]


rESUMO

O presente trabalho discursa sobre o PNLD- Programa Nacional do Livro Didático, e sua abrangência e eficácia junto às escolas. O referido programa trabalha com resenhas de títulos de livros didáticas, as quais as escolas realizam suas escolhas e recebem o material. Este material baseia-se na quantidade de alunos existentes na escola, no censo de dois anos antes da entrega atual dos livros, o que causa uma diferença na quantidade recebida, geralmente para menos. Objetivando propor melhoria no programa, pensou-se em duas ações para que o problema fosse minimizado. Primeiramente, a contabilização da quantidade de livros que uma escola vá receber, deve ser feita pelo censo escolar do ano anterior, no mínimo, o que pode reduzir a diferença entre quantidade de livros entregues e quantidade de livros que a escola realmente necessita. Segundo, propõe-se uma que os títulos escolhidos sejam os mesmo, ou para uma cidade toda, ou para regiões da cidade, quando esta for grande. Isto proporcionaria uma homogeneidade no trabalho pedagógico, em caso de transferência e/ou remanejamento de aluno, sem prejuízo á prática pedagógica do professor em sala de aula. Conclui-se então que o programa é bem elaborado e articulado, mas que há abertura para pequenas melhorias que podem aperfeiçoar todo o processo e contemplar o mais importante elemento, que é o aluno.

Palavras-chaves: Livro didático; PNLD; escolhas; escola.


SUMÁRIO

RESUMO        

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O governo federal através do Programa do Livro Didático vem a cada ano investindo, aperfeiçoando e ao mesmo tempo aumentando a sua contribuição para a melhoria da qualidade do ensino e incentivando a leitura de alunos, de professores e visando a formação cidadã. Os livros distribuídos às escolas públicas do país oferecem subsídios e facilita na prática pedagógica, como também possibilita ao educando uma melhoria no seu desenvolvimento intelectual e possibilita uma melhor compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula.

O presente trabalho vem expor o investimento do governo nos últimos anos na aquisição de livros didáticos, o que pode melhorar no programa e principalmente a falta de sensibilidade e responsabilidade por parte da maioria da comunidade escolar com o livro didático. Fazendo necessário o desenvolvimento de ações que estimulem a conservação e a devolução do livro didático. O Programa Nacional do Livro Didático é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas.


  1. DESENVOLVIMENTO

De acordo com o site governamental, o FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação é uma autarquia federal, criada pela Lei nº 5537, de 21 de novembro de 1968, e alterada pelo Decreto-Lei nº 872, de 15 de setembro de 1969, responsável pela execução de políticas educacionais do MEC - Ministério da Educação. É parceiro de 26 estados e 5565 municípios e do Distrito Federal, repassando recursos divididos em constitucionais, automáticos e voluntários. É uma instituição de referência na Educação Brasileira, com inovações no modelo de compras governamentais e em seus diversos projetos e programas em execução, dentre eles o PNLD - Programa Nacional do Livro Didático.

O PNLD é o mais antigo dos programas, iniciado em 1929, e só não atende a Educação Infantil. É um programa que visa “subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da Educação Básica”. Existe a publicação de um Guia de Livros Didáticos, realizada pelo MEC, que encaminha para as escolas a resenha das coleções de livros que foram aprovados. Dentre os títulos disponíveis, as escolas fazem suas escolhas, considerando seus projetos político pedagógicos, com o coletivo escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com