TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIVROS CONTABEIS

Pesquisas Acadêmicas: LIVROS CONTABEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 3

LIVROS CONTABEIS

É um livro contábil de preenchimento obrigatório (exigido por lei) e de maior importância, onde são lançadas as operações Diárias de uma empresa. Nele, são registrados os fatos contábeis em partidas dobradas, ou seja, os totais débito e crédito deverão ser sempre iguais, sendo a conta débito lançada sempre antes da conta crédito.

Suas principais características são: Obrigatório, Cronológico e Fundamental ao processo contábil.

LIVROS DE ESCRITURAÇÃO OBRIGATORIA E OUTRAS DETERMINAÇOES LEGAIS

A Escrituração ou o registro dos fatos por partidas dobradas nos livros contábeis é feito basicamente nos livros Diários e Razão.

O livro DIARIO pode ser substituído por fichas quando a escrituração for mecanizada (nesse caso, é possível escriturar o Diário e Razão simultaneamente). As fichas podem ser soltas ou continuas.

Os Livros e as fichas devem ser autenticados ante da escrituração. Quando a escrituração é realizada por meio de fichas, a empresa deve adotar livro próprio para a inscrição do Balanço Patrimonial e Resultado Econômico (a DRE) e manda-lo autenticar por órgão competente.

LIVRO RAZÃO

Durante muito tempo o Razão foi um livro facultativo, mas tornou-se obrigatório a partir da LEI Nº 8.218/91, Art.14, combinada com a LEI Nº8.383/91, Art.62. Em virtude de sua eficiência, é indispensável em qualquer tipo de empresa, sendo o instrumento mais valioso para o desempenho da Contabilidade.

No Razão agrupam-se os valores de forma racional, acolhendo os de mesma natureza nas Contas individualizadas;

O Razão e o Razonete são a mesma coisa. Na realidade, o Rozonete deriva do Razão; o Razonete é uma forma simplificada, uma forma didática do Razão.

RAZÃO ANALITICO E RAZÃO SINTETICO.

O Livro Razão Analítico, é um livro contábil que contém todos os lançamentos contábeis de todas as contas movimentadas do período informado, agrupando e totalizando por conta.

O Livro Razão Sintético (ou razão geral) que, com o próprio nome diz, sintetiza, resume, agrupa várias contas semelhantes, para facilitar a obtenção do total dos valores das contas de mesma natureza sem necessidade de a todo instante ter-se que soma-las.

LIVRO DIARIO

O Diário é um livro obrigatório para todas as empresas. No diário são registrados os fatos contábeis em Partidas Dobradas em ordem rigorosamente cronológica de dia, mês e ano.

o Diário registra oficialmente todas as transações de uma empresa. Sendo assim, é necessário que ele atenda determinadas exigências e preencha certas formalidades. Estas formalidades têm a ver com sua apresentação exterior (formalidades extrínsecas) ou com a escrituração (formalidades intrínsecas).

A empresa que utilizar a escrituração mecanizada poderá substituir o Livro Diário por fichas seguidamente números(mecânica ou tipograficamente).

O atraso na escrituração do Diário não poderá ultrapassar 180 dias, sob pena de multa prevista pelo imposto de renda.

Os requisitos básicos para a escrituração(registro) dos fatos no livro Diário geral são:

• Local e data da operação (transação)

• Conta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com