TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA NA GESTÃO DE MATERIAIS

Tese: LOGÍSTICA NA GESTÃO DE MATERIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Tese  •  4.977 Palavras (20 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 20

1. INTRODUÇÃO

A logística tem a visão que envolve vários setores dessa forma um bom planejamento em suas ações é de estrema importância para que o fluxo de serviços não traga impactos negativos para os setores agregados.

É necessário um bom gerenciamento nas ações para que traga benefícios na qualidade dos serviços prestados cortando perdas e danos para as empresas.

Pelo fato de hoje as empresas estarem em um mercado tão competitivo, devemos observar todas as possibilidades para tentar de alguma maneira sobressair nesse cenário competitivo, buscando novos conceitos e técnicas aprimorando a já existente e buscando novas tecnologias, para que a fidelidade de nossos clientes, parceiros e fornecedores se fortifiquem cada vez mais e através deles possamos ampliar e buscar novas parcerias.

2. LOGÍSTICA NA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

A administração de material é uma atividade que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção do material de uma organização ou seja planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar toda as tarefas necessárias à definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma organização, seja de natureza militar, industrial,

comercial ou de serviços.

A logística empresarial estuda como uma administração pode melhorar o nível de custos nos serviços de movimentação e distribuição de materiais para seus clientes e consumidores.

Através de estudos, planejamento, organização e um controle das tarefas efetuadas pelos colaboradores para que sejam facilitados os serviços prestados trazendo assim uma maior rentabilidade para as empresas.

Dessa forma podemos dizer que a logística e o processo de controle e estratégia de aquisição de material, movimentação, armazenamento e distribuição de produtos acabados e semiacabados através de informações capitadas pelas organizações e seus canais trazendo lucratividade presente e futura através do atendimento de seus pedidos com um baixo custo.

Administração de materiais faz parte da logística empresarial. Pode-se entender que se trata do conjunto de operações agregadas às informações e ao fluxo de materiais desde sua aquisição até seu despacho.

2.1 IMPORTÂNCIA

Segundo PETER MEINDL (Capítulo 17 - Pagina 482 ).

“A coordenação da cadeia de suprimento requer que cada estágio leve em consideração o impacto que suas ações têm sobre os outros estágios”

.A logística na administração de matéria e um setor estratégico dentro das empresas, através de planejamentos e coordenações em suas ações, gerenciando de uma forma integrada, avaliando todo o processo desde fornecimento da matéria prima até a certeza de que o cliente teve suas necessidades e expectativas preenchidas da maneira correta. Através da avaliação desses processos as empresas se posicionam no seu mercado.

O resultado dessa avaliação pode indicar para uma melhoria de processos e um posicionamento melhor no mercado competitivo.

Um eficaz gerenciamento logístico interpreta cada atividade na cadeia de suprimento como sendo o contribuinte no processo de agregação de valores ao produto.

Um bom gerenciamento logístico proporciona opções para aumentar a eficiência do trabalho e a produtividade, consequentemente contribui para redução dos custos.

A importância da logística está crescendo cada vez mais em relação ao impacto que ela traz dentro das empresas baixando custos e agregando valores aos produtos.

As razões do interesse pela logística são as seguintes:

1. Crescimento dos custos sobre serviços de transporte e armazenagem;

2. Grande crescimento de tecnologias, equipamentos e técnicas matemáticas, trazendo novos conceitos e eficiência em dados, ajudando a solucionar problemas logísticos;

3. Crescimento da administração de materiais e distribuição física, tornado assim a necessidade de sistemas mais complexo;

4. Disponibilidade maior de serviços logísticos;

5. Mercado exigente e novos canais de distribuição de bens e consumo;

6. A transferência das responsabilidades dos grandes atacadistas e varejistas na administração de seus estoques para os operadores logísticos.

O gerenciamento logístico visa trazer uma maior eficiência nas movimentações, trazendo assim maior agilidade nas transações, uma produtividade enxuta e consequentemente uma redução nos custos unitários.

Essa vantagem pode ser usada como estratégia para uma liderança de mercado.

Para uma empresa se tornar líder de mercado, e necessário ter eficiência em todos os seus segmentos, para buscar ao final das operações uma baixa de custos no processo final, através desses processos se chega a um custo final e automaticamente à liderança de uma marca no mercado competitivo.

.

3. ESTOQUE

Segundo SUNIL CHOPRA (Capítulo 17 - Pagina 506).

“A coordenação não pode ser alcançada sem que todas as partes envolvidas dediquem recursos de gestão significativos a esses esforços.”

Ao longo do processo logístico aparecem fluxos de mercadorias entre pontos diversos da rede, nos pontos de transição de um ponto para o outro entre a manufatura e transferência ou entre transferência e distribuição, surge a necessidade de se manter os produtos estocados por certo período de tempo.

Nesses pontos de interface da rede logística localizam-se os diversos tipos de instalações de armazenagem. Depósitos voltados para a armazenagem e despacho de mercadoria de uma indústria, de uma grande loja, de uma firma varejista, e os armazéns de insumos ou de matérias – prima.

Sobre o ponto de vista da logística a armazenagem de produtos pode ter diversas funções dependendo da empresa e do papel desempenhado pela instalação armazém deposito centro de distribuição no sistema.

Resumindo o depósito serve como um intermediário dos serviços entre a entrada de matéria e a sua saída.

A sua organização deve ser extremamente planejado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com