TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA: SUPRIMENTOS, ARMAZENAGEM, DISTRIBUIÇÃO

Trabalho Universitário: LOGÍSTICA: SUPRIMENTOS, ARMAZENAGEM, DISTRIBUIÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

Resenhar um livro que, na realidade, é um resumo dos grandes conhecimentos do autor é difícil. Seria mais fácil dizer que o título devia ser "Resumos de Logísticas - para o administrador e usuário", pois o autor, apesar de não fazer nenhuma referência a isso no prefácio, deixa claro que não procura fazer um tratado de exatidão científico-matemática, com deduções ou com definições perfeitas.

Exemplo, na seção "Custos" - a definição é "mão-de-obra, dinheiro e material são os elementos do comércio que têm influência direta nos lucros e custos". Definição para poder trabalhar, mas não completa, pois deixa fora o custo do ponto e das instalações (pág. 23). Não tem importância para o uso a que o livro se destina - conseguir em poucas páginas dar uma visão da logística, fazendo uma recapitulação geral de critérios econômicos, administrativos e de engenharia. Das 34 páginas do capítulo 2, são atribuídas umas 20 ao estado econômico da armazenagem e distribuição, o que evidencia o interesse prático acima do acadêmico. O lote econômico, página 67, e o sistema ABC, página 61, demonstram e evidenciam o sentido eminentemente prático do livro, pois, mais uma vez, não há demonstrações - Q.E.D.

Assim, o volume "Logística" é ideal para cursos de atualização e introdução. Tudo que for importante é tratado numa linguagem clara e simples e com excelentes ilustrações. Não há exatidão absoluta, mas isso não deve ser criticado, pois não é a finalidade da obra. Outro indício está na bibliografia resumida a poucos volumes, sem citar certos autores que hoje são considerados os papas da disciplina. Os capítulos 10 e 11, que falam do uso do computador na "Armazenagem" e no Layout, têm certa dose de matemática de nível superior, cujo entendimento não é, entretanto, essencial para seguir ao desenrolar dos capítulos. Não é necessário, nesse ponto, discutir a separação de layout horizontal (capítulo 11) e vertical (capítulo 12) e volumétrico. Para mim, seria uma só área integrada, já que os corredores e o tipo de empilhadeira são uma só equação, e a altura da elevação da empilhadeira é um problema de imobilização (?) em ativo fixo, quando se faz o quadro econômico total para fins de avaliação do retomo ou do custo. Mesmo assim, acredito que os capítulos 12 e 13 são os melhores do ponto de vista prático. Eles mostram o cálculo por índices de despesas e outros métodos determinantes da filosofia de armazenagem.

Outro uso de matemática está no capítulo 4, onde filas de espera e grau de atendimento (serviço) são mostrados de maneira clara (pág. 110), mas sem dedução, o que seria supérfluo neste livro.

Os capítulos do livro são:

1) Introdução à Armazenagem

2) Logística e Distribuição Física

3) Os Materiais e os Inventários

4) Planejamento Físico do Armazém

5) Recebimento e Expedição

6) Sistemas de Estocagem

7) Sistemas de Localização do Estoque

8)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com