TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratorio Contabil

Casos: Laboratorio Contabil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  2.173 Palavras (9 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANAHANGUERA UNIDERP - SOROCABA

Tutor (EAD): Anália Jubanski

Tutor Presencial: José Severino Bessornia

Curso: Ciências Contábeis

ATPS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

LABORATÓRIO DE GESTÃO CONTÁBIL

Acadêmicos:

Novembro de 2014

Sorocaba - SP

INTRODUÇÃO

A importância de se estabelecer critérios e etapas para abertura de uma empresa, por isso o planejamento estratégico é uma ferramenta muito importante, pois dá um apoio na tomada de decisões. Através deste podemos coletar e avaliar as informações do ambiente interno e externo da empresa, traçando os objetivos e as metas que a empresa deve seguir para chegar a uma posição desejada em um determinado período de tempo.

Abrir e gerir uma empresa exige um conjunto de habilidades e conhecimentos. É preciso entender o mercado, o público que se deseja atingir e planejar bem o negócio. Uma boa gestão considera estratégias de marketing, um fluxo de caixa controlado e passa também por muita criatividade e inovação. O primeiro passo para alcançar o sucesso é descobrir se você já tem as características e inovação. O perfil e o talento do futuro empresário são fundamentais para o sucesso do negócio.

Antes de dar entrada na papelada para abrir o negócio, o empreendedor precisa saber se seu negócio é viável. Para isso, deve coletar informações, que darão subsídio a elaboração do plano de negócio, documento que ajuda a tornar a empresa realidade.

Esta atividade supervisionada visa identificar oportunidade de mercado e com base montar, implantar, criar uma empresa. O segmento a ser abordado por minha equipe é no ramo de Caixas de Medicamentos (EMBALAGEM MJE), onde relacionam na primeira etapa as oportunidades e ameaças encontradas, buscando justificar a escolha do segmento. Ao longo do trabalho são relacionadas os tramites e necessários para abertura e legalização do negócio. Após esta atividade podemos nortear trabalhos futuros identificar e delegar as funções a serem desempenhadas pelo sócio da empresa e necessidades de contratar funcionários a partir do crescimento da empresa e demanda do mercado.

Foram realizadas pesquisas de mercado, salários e valores aplicados dos produtos a serem produzidos, com isso pudemos mensurar os custos previstos, bem como sugerir preços dos produtos a serem disponibilizados ao mercado.

ABERTURA DE UMA EMPRESA

Fazer parte do índice das empresas que sobrevivem e ultrapassam os dois primeiros anos de funcionamento é preciso planejamento e muito trabalho, para que o sonho não se transforme em pesadelo. Para ter um bom e sucedido negócio são necessários, além de planejamento, dedicação, persistência, tempo e, principalmente, o mínimo de capital necessário. Pois é muito difícil encontrar pessoas que prosperam no empreendedorismo logo de início. Por isso, antes de se aventurar pelo mundo dos negócios, é preciso ter conclusões fortemente positivas sobre a viabilidade do futuro negócio e dos aspectos mais importantes que devem ser levados em consideração. Um mercado viável é aquele para o qual já existem consumidores que gastam e tenham interesse pelo que será oferecido, devendo tomar cuidado com produtos que não se diferenciam ou que possuem muitos fornecedores, pois clientes costumam escolher esse tipo de produto pelo preço, é negócio mais difícil de prosperar sem experiência.

Toda empresa precisa de um capital para sobreviver, a recomendação é ter dinheiro suficiente para cobrir pelo menos 18 meses de despesas tanto empresariais quanto as pessoais, ter um fluxo de caixa é indispensável para viabilizar o negócio. Os números são a linguagem do negócio antes de abrir um negócio devemos responder as seguintes perguntas: 1º Quanto do meu produto eu terei que vender todos os dias para cobrir os custos? 2º Quanto para gerar lucro? 3º Quanto vou gastar para ganhar cada cliente? 4º Quais serão os seus custos reais?

Os documentos usados na abertura de uma empresa são: Copia autenticada do RG e CPF do (os) sócio (s) – administrador; Copia do comprovante de endereço da empresa, para a emissão do Alvará de Funcionamento, Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), Inscrição Estadual e Municipal, Registro Alvará e Registro dos Sindicatos.

Para abertura de uma empresa em algumas cidades ou estados se faz necessário comparecer, primeiro até a junta comercial ou em um cartório de registro de pessoa jurídica, porém, infelizmente a tecnologia esta a favor em três estados da federação (Maranhão, Minas Gerais e Espírito Santo) tornando – se obrigatório o uso da internet na abertura de uma empresa, nos demais estados é opcional.

Abrindo uma empresa na cidade de Sorocaba

Na cidade de Sorocaba – SP inicia – se o processo através do site da prefeitura Empresa Fácil, no link http://www.issdigitalsod.com.br/empresafacil/, cadastra – se inicialmente como novo usuário, depois deste cadastro inicial, a pessoa jurídica estará habilitada a acessar o sistema que é on-line. Faz-se, o acesso inicialmente, a pessoa escolhe o tipo Jurídico, escolhe três nomes para razão social, faz uma consulta prévia das atividades e endereço, citando a metragem de onde vai se instalar o empreendimento e para finalizar responde algumas questões básicas, finalize o formulário e envie o arquivo, este gerará um protocolo para posterior acompanhamento do andamento de seu pedido. Quanto ao arquivo gerado este irá para SDU (Superintendência de Desenvolvimento Urbano), onde o próprio sistema definirá o grau de risco, se for baixo ou médio este não terá mais fiscalização e será DEFERIDO, pelo sistema automaticamente, se der risco alto, este será encaminhado para um fiscal da SDU, então será fiscalizado onde decidido sobre o DEFERIMENTO ou Indeferimento, essa fase bases – se nas atividades e endereço combinado com o código conduta do município.

Após estarmos com a consulta prévia nas mãos, basta elaborar o contrato social, junto com o DBE (Documentos Básicos de Entradas de Dados) e formalizar o processo na Junta Comercial de Sorocaba – SP, com toda documentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com