TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratorio De Gestao Contabil

Artigos Científicos: Laboratorio De Gestao Contabil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  6.042 Palavras (25 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 25

27 DE SETEMBRO DE 2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03

Etapa 1 passo 1,2 - Terminologia Contábil Básica.....................................................04

Etapa 1 passo 3 - Balanço Patrimonial Empresa Fictícia Ltda................................06

Etapa 2 - A Importância de índice de preço próprio numa economia.....................07

Etapa 2 passo3 - Cálculos Empresa Fictícia...............................................................10

Etapa2 passo 4 – Proposta para a Empresa Fictícia..................................................06

Etapa 3 passo 1 - Sistema ABC....................................................................................11

ETAPA 3 PASSO 2 – Ponto de Equilíbrio 12

ETAPA 3 PASSO 3 – Ponto de Equilíbrio Contábil .................................................14

Etapa 4 passo 01 – Ciclo de Vida do Produto.............................................................17

Etapa 4 Passo 02 e 03 – Dados da Empresa Fictícia...................................................18

CONCLUSÃO 24

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 25

INTRODUÇÃO

A contabilidade gerencial é um dos ramos mais importantes da contabilidade, pois é a utilização de técnicas e recursos da contabilidade de custos, para tentar solucionar problemas gerenciais na empresa, facilitando assim as decisões gerenciais da empresa.

Neste trabalho, será utilizada a contabilidade gerencial para analisar a real situação da empresa. A análise será feita por meio de

demonstrações contábeis, produção mensal, previsões de produção e critérios de rateio de custos por departamentos, o qual é estabelecido pela empresa.

Através das analises será aplicada os conceitos de custos para o cálculo do custo total de produção e custo unitário, previsões de vendas e suas conseqüências nos demonstrativos contábeis e por fim serão demonstrados as quantidades de produtos que a empresa deve produzir, para não obter nem lucro e nem prejuízo, ou seja, será utilizado o ponto de equilíbrio e a margem de contribuição.

TERMINOLOGIA CONTABIL BASICA

Para facilitar o entendimento da sistemática de apuração de custos é necessário compreender o significado dos principais termos utilizados:

Gasto: entende-se por gasto o compromisso financeiro assumido por uma empresa na aquisição de bens ou serviços. Podendo o gasto ser definido como gasto de investimento, quando o bem ou serviço for utilizado em vários processos produtivos, e como gastos de consumo, quando o bem ou serviço for consumido no momento mesmo da produção ou do serviço que a empresa realizar. Dependendo da destinação do gasto de consumo, ele poderá converter-se em custo ou despesa.

Desembolso: Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.

Custo: São os gastos, não investimentos, necessários para fabricar os produtos da empresa. São os gastos efetuados pela empresa que farão nascer os seus produtos. Portanto, pode-se dizer que os custos são os gastos relacionados aos produtos, posteriormente ativados quando os produtos objeto desses gastos forem gerados. De modo geral são os gastos ligados à área industrial da empresa.

Despesa: Bem ou serviço consumidos direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.

Investimento: São todos os bens e direitos registrados no ativo das empresas para baixa em função de venda, amortização, consumo, desaparecimento, perecimento ou desvalorização. Assim , quando se comparam materiais, realiza-se um investimento em estoque. O consumo na fabricação de um produto ou na realização de um serviço gera um custo, assim como o consumo nas divisões administrativas ou de vendas gera uma despesa. Do mesmo modo, a aquisição de uma máquina gera um investimento no imobilizado. Pela depreciação teremos um custo ou despesa.

Perda: consumo de bens e serviços de forma anormal ou involuntária. Exemplos:Perdas com Incêndios, Gasto com Mão de Obra durante um Período de Greve, Estoque Obsoleto, etc.

Desembolso: Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.

CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS

a) CUSTOS DIRETOS: são aqueles que podem ser apropriados diretamente aos produtos fabricados porque há uma medida objetiva de seu consumo nessa fabricação.

Exemplos:

Matéria-prima:- geralmente a empresa sabe qual a quantidade exata de matéria-prima utilizada para a produção de uma unidade do produto. Sabendo-se o preço da matéria-prima, o custo está associado diretamente ao produto.

Mão-de-obra direta:- trata-se dos custos com os trabalhadores utilizados diretamente na produção. Sabendo-se quanto tempo cada um trabalhou no produto e o preço da mão de obra, é possível apropriá-la diretamente ao produto.

Depreciação de equipamentos:- quando é utilizado para produzir um único tipo de produto.

Energia elétrica das máquinas:- quando sabemos quanto foi consumido na produção de cada

produto.

b) CUSTOS INDIRETOS: são os que dependem de cálculos, rateios ou estimativas para serem apropriados em diferentes produtos. O parâmetro utilizado para as estimativas é chamado de base ou critério de rateio.

Exemplos:

Depreciação de equipamentos:- quanto utilizados na fabricação de mais de um produto.

Salários dos chefes de supervisão de equipes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com