TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratorio De Gestão Contabil

Artigos Científicos: Laboratorio De Gestão Contabil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 6

O COMÉRCIO

O comércio baseia-se na troca voluntária de produtos. As trocas podem ter lugar entre dois parceiros (comércio bilateral) ou entre mais do que dois parceiros (comércio multilateral). Na sua forma original, o comércio fazia-se por troca direta de produtos de valor reconhecido como diferente pelos dois parceiros, cada um valoriza mais o produto do outro. Os comerciantes modernos costumam negociar com o uso de um meio de troca indireta, o dinheiro. É raro fazer-se troca direta hoje em dia, principalmente nos países industrializados. Como consequência, hoje podemos separar a compra da venda. A invenção do dinheiro (e subsequentemente do crédito, papel-moeda e dinheiro não-físico) contribuiu grandemente para a simplificação e promoção do desenvolvimento do comércio.

A maioria dos economistas aceita a teoria de que o comércio beneficia ambos os parceiros, porque se um não fosse beneficiado ele não participaria da troca, e rejeitam a noção de que toda a troca tem implícita a exploração de uma das partes. O comércio, entre locais, existe principalmente porque há diferenças no custo de produção de um determinado produto comerciável em locais diferentes. Como tal, uma troca aos preços de mercado entre dois locais beneficia a ambos.

Sinais empíricos do sucesso do comércio podem surgir quando se compara países como a Coreia do Sul - que adota um sistema de comércio livre quase sem restrições - e a Índia - que segue uma política mais proteccionista. Países como a Coreia do Sul tiveram um desempenho muito melhor (se medido por critérios económicos) do que países como a Índia, ao longo dos últimos cinqüenta anos.

O comércio mundial é regulamentado pela Organização Mundial de Comércio.

O comércio pode estar relacionado à economia formal, legalmente estabelecido, com firma registrada, dentro da lei e pagando impostos, ou pode ainda estar relacionado à economia informal, que são as atividades à margem da formalidade, sem firma registrada, sem emitir notas fiscais, sem pagar imposto

CHECKLIST PARA ABERTURA DE UMAEMPRESA

1. Definição do ramo de atividade:

Verifique as particularidades do ramo de atividade que pretende trabalhar. Por exemplo: determinadas atividades exigem que a pessoa trabalhe durante os finais de semana ou período noturno, portanto caso você não esteja disposto a trabalhar nesses horários, terá grande dificuldade em levá-lo adiante.

2. Plano de Negócios:

Nessa fase o empreendedor registrará seus estudos a respeito das idéias que possui. No Plano de Negócios estarão registrados os riscos, concorrentes, fornecedores, potenciais clientes, plano financeiro para viabilizar o negócio, entre outros. Navegue pelo menu lateral e desenvolva seu Plano de Negócios.

3. Escolha de um local:

O local onde se encontrará o empreendimento será fundamental para que o empreendimento seja bem sucedido. Verifique questões como: local para estacionar, proximidade com fornecedores, se está próximo do público desejado, local para carga/descarga. Verifique também na Prefeitura Municipal permitirá a instalação de sua empresa no local pretendido, pois o zoneamento da cidade pode gerar o impedimento da abertura de sua empresa.

4. Formalização da sua empresa:

A formalização da empresa traz vantagens como a facilidade ao crédito, a possibilidade de emitir nota fiscal, contratar funcionários, entre outros. Recentemente foi criada uma nova modalidade de pessoa jurídica, conhecida como Empreendedor Individual, que tem reduzida carga tributária, e é uma excelente opção para empresas iniciantes e que tenham faturamento baixo. Lembre-se que a contratação de um contabilista é de grande importância para a formalização de sua empresa. Navegue pelo Menu lateral para saber mais sobre o MEI.

PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA CONTRATAÇÃO DE UM FUNCIONÁRIO

Ao admitir um empregado, o empregador deverá solicitar a entrega dos seguintes documentos:

- Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS: deverá ser solicitada ao empregado para realização das anotações devidas e devolvida no prazo de 48 horas, contra-recibo; recomenda-se a emissão de protocolo de entrega, quando o funcionário fornece a CTPS ao empregador, assim como na ocasião em que o empregador devolve o documento ao trabalhador;

- Certificado Militar: prova de quitação com o serviço militar (para os maiores de 18 anos);

- Certidão de Casamento e de Nascimento: objetivam a verificação de dados, concessão do salário-família e abatimento dos dependentes para efeito do Imposto de Renda;

- Declaração de dependentes para fins de Imposto de Renda na fonte;

- Atestado Médico Admissional: é obrigatório, devendo ser pago pelo empregador, que ficará responsável pela guarda do comprovante do custeio de todos os exames ou consultas realizadas com o empregado (Art.168 da CLT);

- Declaração de rejeição ou de requisição do vale transporte;

- Outros documentos/informações: Cédula de Identidade, CPF, cartão PIS (Programa de Integração Social), comprovante de endereço e de escolaridade e fotografias para prontuário.

Após recebida a documentação, o empregador deverá:

- Anotar na CTPS a data de admissão, a remuneração e as condições especiais, se houver;

- Preencher a ficha de salário-família;

- Incluir a admissão no CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Até o dia 15 de cada mês, a empresa deverá postar o impresso no correio adquirido lá mesmo, no qual há a informação sobre o movimento de pessoal ocorrido do mês

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com