TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lacunas Na Legislação

Ensaios: Lacunas Na Legislação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

Lacunas na Legislação.

Lacunas da Lei é a ausência da norma legal a inexistência de uma norma para regular um caso concreto, ou seja, o silêncio da lei. Falar em lacuna significa dizer que o direito objetivo não oferece, em princípio, uma solução para o desate de uma questão jurídica. Portanto a lacuna se caracteriza quando a lei é omissa ou falha em relação a determinado caso. A lacuna legislativa é uma adversidade grave, que pode ocorrer por deficiência de técnica legislativa, por intenção de não regular a matéria e por imprevisibilidade. A constatação da existência da lacuna, ocorre no momento em que o aplicador do direito vai exercer a sua atividade e, não encontra no corpo das leis, um preceito que solucione o caso concreto. Neste instante, fica constatando a existência de uma lacuna. O problema das lacunas é de grande valia para os operadores do direito, que cedo ou tarde podem se deparar com questões cujas soluções não se encontram explicitamente no ordenamento jurídico.

Para que o jurisdicionado não fique sem uma resposta no caso de uma situação de lacuna, o ordenamento jurídico determina que o magistrado recorra a utilização da analogia, dos costumes e dos princípios gerais do direito, não desobrigando de sentenciar o caso considerado lacunoso.

Sempre que constatar uma lacuna, o magistrado deve usar as fontes do direito para a solução do caso, mas é importante entender como ocorre a verificação da lacuna. Dessa forma, constata-se que, com ou sem lacuna, o julgamento pelo magistrado é primordial, afinal, a função jurisdicional decorre da natureza do Poder Judiciário. Assim quando o juiz não consegue aplicar ao caso um principio tradicional de interpretação da lei deve usar outros meios para a solução do caso, pois não há como deixar de sentenciar pela inexistência de direito. Porém, a própria lei põe à disposição do aplicador do direito, os meios dos quais pode se utilizar para o preenchimento da lacuna existente.

Portanto a Ciência do Direito, que estuda, desenvolve, constitui e aplica as leis, pode se valer de alguns métodos sugeridos pelo próprio legislar, para a constatação e suprimento das lacunas. Para resolver o problema, recorre-se aos costumes, à jurisprudência, aos princípios gerais do direito, à analogia , Indução, Interpretação extensiva e também à equidade.

De maneira geral podemos definir estes métodos da seguinte maneira:

Costumes: São todas as práticas inseridas na sociedade que não foram estabelecidas pelo Poder Público, baseiam – se nos valores morais, criados de forma espontânea pelo povo, em casos semelhantes as pessoas sempre agem da mesma forma e a prática de muitas situações parecidas acaba se tornando obrigatório para a sociedade fazendo valer os costumes. Conseguimos perceber os costumes quando estamos inseridos em um determinado grupo na sociedade e aceitamos algumas práticas como ordem, sem questionar sem que elas estejam escritas em lugar algum.

Jurisprudência: É uma coletânea de soluções dada pela reunião de decisões proferidas dos mais variados tribunais de primeira e segunda estância. Decisões coletivas, onde todos os tribunais tem um espaço para consulta de Jurisprudência, Ela surge porque na falta de uma lei pode - se usar uma decisão que já foi proferida por um juiz em uma situação parecida para se evitar qualquer tipo de impunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com