TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lajes Pré-Fabricadas: Conceitos, Tipos E Usos

Trabalho Universitário: Lajes Pré-Fabricadas: Conceitos, Tipos E Usos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  4.123 Palavras (17 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

A construção civil tem sido considerada atrasada em relação a outros ramos industriais, principalmente devido à baixa produtividade, grande desperdício de materiais, morosidade e baixo controle de qualidade. A escassez de matéria-prima, a lentidão dos processos artesanais e a carência crescente de mão de obra qualificada são alguns dos principais fatores que propiciaram a evolução da indústria de pré-fabricados. Sendo assim, uma das formas mais efetivas de industrializar o setor da construção civil é transferir o trabalho realizado nos canteiros para fábricas permanentes e modernas, possibilitando, dessa forma, processos de produção mais eficientes e racionais, trabalhadores especializados, repetição de tarefas, controle de qualidade, etc.

Pelo fato do uso dos materiais ser altamente potencializado e otimizado, os elementos pré-fabricados de concreto são mais econômicos e racionais, além de apresentarem maior rapidez, desempenho estrutural, versatilidade arquitetônica, com alto nível organizacional da produção e maior durabilidade do que as construções moldadas no local. A pré-fabricação é obtida por meio de uso de equipamentos modernos, controlados por computador e de procedimentos de fabricação cuidadosamente elaborados para o preparo do concreto, o qual pode ser perfeitamente adaptado aos requisitos de cada tipo de componente para otimizar o uso dos materiais mais caros. Além disso, o uso de lajes pré-fabricadas é uma solução relevante para obras que necessitam reduzir seu tempo de execução.

Os principais benefícios do sistema pré-fabricado, segundo Lima (2004, p. 22) são:

• Possibilidade maior de focar o empreendimento;

• Melhoria na qualidade da gestão do projeto;

• Garantia de rapidez à obra;

• Redução e eliminação de diversos custos indiretos ou de difícil contabilização;

• Maior confiabilidade no cumprimento do cronograma;

• Obra sem desperdício, ociosidade e risco de desvios de compra;

• Menor estrutura administrativa, fiscalização, laboratório e controle;

• A obra fica menos suscetível a variações climáticas;

• Redução das horas do pessoal exposto ao risco;

• Garantia de qualidade;

• Obra limpa e menor dano possível ao meio ambiente;

• Rastreabilidade do processo;

• Rotatividade menor da mão-de-obra;

• Maior organização do canteiro de obras.

De acordo com a NBR 6120 (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 1980, p. 1-5), podem-se citar as cargas usualmente atuantes nas lajes: o peso próprio, o peso do revestimento (pavimento, por exemplo, granito, tábua corrida; revestimento da face inferior); a impermeabilização/isolamento, as sobrecargas de utilização e as coberturas. Além disso, servem como isolantes térmico e acústico.

A conceituação de pré-fabricados muitas vezes é confundida com a de pré-moldados, sendo que, segundo a NBR 9062 (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2001, p. 2), o nível de controle de qualidade é a principal diferença.

Segundo Rodrigues (1991, p. 2), os pré-fabricados e os pré-moldados podem ser caracterizados como:

Pré-fabricado: elemento que é executado fora do local de utilização definitivo da estrutura, produzido em usina ou instalações análogas, que disponham de pessoal e instalações laboratoriais permanentes para o controle de qualidade, que deve abranger pelo menos as seguintes etapas de produção: fôrmas, armadura, mistura e lançamento do concreto, armazenamento, transporte e montagem.

Pré-moldado: elemento que é executado fora do local de utilização definitivo da estrutura, produzido em condições menos rigorosas de controle de qualidade, sem a necessidade de pessoa, laboratório e instalações congêneres próprias.

Dentre os vários tipos existentes, destacam-se as lajes treliçadas, nervuradas, alveolares, pi e planas, as quais consistem em um sistema que além de propiciar maior agilidade, apresentam diversas vantagens frente a outros tipos de lajes.

Os tipos de lajes pré-fabricadas

As lajes pré-fabricadas são constituídas por vigas ou vigotas de concreto e blocos conhecidos como lajotas ou tavelas. As lajotas e as vigotas montadas de modo intercalado formam a laje. O conjunto é unido com uma camada de concreto, chamada de capa, lançada sobre as peças.

LAJE TRELIÇADA

Desenvolvida na Europa, a Laje Treliçada surgiu para superar algumas deficiências que a laje convencional pré-fabricada apresenta, e também competir com a laje maciça no que diz respeito à relação custo x benefício. Hoje, portanto, são utilizadas com grande sucesso na construção civil em todo o mundo.

Essas lajes são capazes de:

• Vencer grandes vãos livres;

• Suportar grandes cargas, com alturas relativamente baixas;

• Suportar paredes sobre a laje, fazendo definições necessárias e facilitando manuseio no transporte;

• Reduzir as reações nos apoios, bem como aumentar a eficiência da laje, pois possui baixo peso próprio;

• Reduzir colunas e vigas no sistema estrutural de uma edificação.

• Reduzir o custo final da estrutura em até 40%, economizando aço, concreto, madeira, mão-de-obra e tempo de execução.

Além disso, ela permite perfeita condição de monoliticidade da estrutura, possibilitando executar qualquer tipo de obra, quer seja horizontal ou vertical com altura elevada.

Existem três tipos de enchimento: cerâmica, EPS (isopor) e mista com cerâmica e EPS.

Armação treliçada é uma estrutura metálica formada por fios de aço, soldados por eletro fusão, de modo a formar duas treliças planas, inclinadas e unidas pelo mesmo vértice superior, o que permite resistência acentuada.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com