TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lajes Pré Moldadas

Artigo: Lajes Pré Moldadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  1.814 Palavras (8 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

As lajes são elementos estruturais de fechamento horizontais, que têm grande influência no custo e cronograma de cada obra. Elementos estruturais planas, com cargas predominantemente perpendiculares ao seu plano principal, responsáveis por transmitir as cargas para as vigas que a sustentam, e destas para os pilares.

Para um engenheiro civil existe a preocupação em minimizar os custos em todas as etapas da obra. Este objetivo só pode ser alcançado com analises críticas e bem detalhado de toda a obra em diversos aspectos, como tipos de materiais que serão utilizados, o tipo de acabamento que será selecionado, as técnicas construtivas, a qualificação da mão de obra, a concepção estrutural e o tipo de laje a ser selecionada entre outros aspectos.

Para escolher as lajes para cada respectiva obra é importante antes de tudo conhecer os tipos de lajes que existente no mercado. É de essencial importância conhecer os seguintes requisitos como: vão livre, sobre cargas, prazo para a entrega e execução na obra.

Vamos mostrar neste trabalho, um tipo de laje que é bastante utilizado no mercado da construção civil: A laje pré-moldada.

1- O que são Lajes pré-moldadas?

São denominadas lajes pré-moldadas ou pré-fabricadas todas aquelas cujas partes constituintes são fabricadas em larga escala por indústrias. Elas (lajes)pode já chegar prontas ou semi-prontas na obra. São compostas por placas ou painéis de concreto preenchidos com materiais diversos a fim de formar um conjunto resistente. Existem diversos tipos, sendo as mais usadas às lajes com vigotas treliçadas e as com vigotas de concreto armado.

2- Composição

As lajes pré-moldadas são constituídas por vigas ou vigotas de concreto e blocos conhecidos como lajotas ou tavelas. As lajotas e as vigotas são montadas de modo intercalado formando a laje. O conjunto é unido com uma camada de concreto, chamada de capa, lançada sobre as peças. As lajes pré-moldadas comuns vencem vãos até 5m entre os apoios. Em geral, os seus comprimentos variam de 10 cm em 10 cm. Outro tipo de vigota, conhecido como vigota treliçada, utilizam vergalhões soldados entre si formando uma treliça. Essa laje pode vencer vãos de até 12m entre apoios.

As vigotas de concreto armado têm seção de concreto usualmente formando um “T” invertido, com armadura passiva totalmente englobada pelo concreto da vigota. As vigotas treliçadas são constituídas por uma armadura em forma de treliça parcialmente englobada pelo concreto da vigota, cujo banzo inferior é envolto por uma placa de concreto estrutural, formando um conjunto pré-moldado de boa resistência e fácil manuseio. Posteriormente, em conjunto com o concreto, formarão as nervuras longitudinais da laje.

3 - EXECUÇÃO

A sequência de execução de lajes pré-fabricadas é a seguinte:

1. Escoramento

Esta é a primeira providência e uma das etapas mais importantes na execução de sua laje pré-fabricada. O escoramento deve ser feito antes da colocação das vigotas, apoiado em base firme. Sob as escoras, utilizar pedaços de tábua para uma melhor distribuição de cargas no solo. Todos os vãos acima de 1,30m devem ser escorados com linhas de escora colocadas no sentido inverso ao apoio das vigas.

2. Aplicação de Contra-flecha

A contra-flecha é utilizada como um recurso para compensar as consequências indesejáveis das deformações devidas à ação das cargas nas lajes. A contra-flecha, nem sempre necessária, deve ser aplicada na fase de execução do escoramento de acordo com o projeto de montagem da laje ou das medidas de contraflechas aplicadas.

3. Montagem

Distribuir as vigotas de todos os vão de acordo com o sentido e tamanho indicado na planta de montagem. É necessário que elas apoiem no mínimo 5cm sobre o respaldo das paredes ou vigas. Iniciar a montagem com a vigota junto a uma das extremidades da laje e prosseguir a distribuição colocando entre elas uma tavela em cada extremidade. Não deixar folgas e manter a distribuição sempre no esquadro. Colocar o restante das tavelas e marcar os pontos de luz com a colocação de vigotas já furadas ou da caixas de luz. Cuidado, nunca caminhar diretamente sobre as tavelas, utilizar tábuas para transitar sobre a laje até a concretagem.

4. Nervura de travamento

Para garantir maior estabilidade e reduzir o efeito das deformações, é necessária a execução de nervuras transversais sempre que haja cargas concentradas a distribuir (paredes) ou quando o vão for superior a 4m, exigindo-se duas nervuras se o vão ultrapassar a 6m.

5. Armadura de Distribuição e Ferragem Negativa

A armadura de distribuição deve ser utilizada em todas as lajes, a ferragem deve ser distribuída no sentido transversal às vigotas com barras na bitola 5 mm (3/16″) espaçadas no máximo a cada 30cm. Esta armadura é importante, pois evita a fissuração do concreto de capeamento. A ferragem negativa é utilizada para garantir a situação de apoio das vigas tanto nas laterais como nos apoios intermediários formando a continuidade nos encontros de vigas. Deve ser distribuída no mesmo sentido das vigas.

6. Concretagem

Molhar muito bem as vigotas e tavelas antes do lançamento do concreto para evitar que as peças absorvam a água de cura do concreto. Utilizar o traço recomendado no projeto de execução e montagem das lajes. Espalhar bem o concreto preenchendo todos os espaços vazios, principalmente nos encontros entre as vigotas e tavelas, garantindo a solidez do conjunto. Molhar a laje durante 5 dias após o capeamento, efetuando assim a cura do concreto. Retirar o escoramento somente 21 dias após a concretagem.

4- UTILIZAÇÃO

São indicadas para obras residenciais e comerciais, porém que demandem pequenos vãos e, baixas sobrecargas por sua limitação na quantidade de armadura positiva.

5- Previsão da execução das instalações elétricas e hidráulicas

As lajes pré-mol-dadas possuem tijolos próprios que ficarão no cômodo, para acondicionar a caixa de luz. Antes de concretar, é preciso preparar a parte elétrica e hidráulica que passa por dentro da laje. Em primeiro lugar, coloque as caixas dos pontos de luz que ficarão embutidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com