TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lampadas Incandecentes

Casos: Lampadas Incandecentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

1.Introdução 3

2.Princípio de Funcionamento 4

3.Eficiência Luminosa 5

4.Vida Útil 6

5.Tipos de Lâmpadas 7

6.Temperatura de Cor e IRC 10

7.Algumas Aplicações 12

8.Fabricantes e Potências 18

9.Impactos Ambientais e Descarte 19

10.Conclusão 20

Bibliografia 21

1.Introdução

A lâmpada elétrica incandescente foi inventada por volta de 1870 e envolveu o trabalho muitos pesquisadores e inventores. Entre estes destaca-se Thomas Edison. Ele e seus assistentes experimentaram mais de 1.600 tipos de materiais, buscando um filamento eficiente e econômico. A sua melhor lâmpada utilizava filamentos de bambu carbonizados.

A lâmpada incandescente é a mais conhecida e a mais usada, em função de ter um baixo custo e de fácil manutenção na hora da troca. Sua eficiência não é das melhores, pois apenas 5% da energia gasta é transformada em luz e os outros 95% se transformam em calor. Por causa deste desperdício, a União Europeia decidiu abolir as lâmpadas incandescentes a partir de 2012. Com esta medida, prevê-se, não só a redução de cerca de 1 milhão de toneladas de CO2 até 2020 como também a economia de energia.

O Brasil também está fazendo o que dezenas de países já fizeram, proibindo a venda e produção de lâmpadas incandescentes com potência acima de 101 watts desde junho de 2013. A partir do início de 2014, a produção de lâmpadas desse tipo com potência de 61 a 101 watts também está cessando. Até a metade de 2017, a proibição atingirá as lâmpadas incandescentes de qualquer potência que não se adequarem.

.

2.Princípio de Funcionamento

Seu princípio de funcionamento é produzir luz pela elevação da temperatura de um filamento, geralmente o tungstênio, ao ser submetido à corrente elétrica. Se uma corrente elétrica suficientemente intensa passa por um filamento condutor, as moléculas do filamento vibram, ele se aquece e, num dado instante, chega a brilhar. Esse é o princípio da lâmpada incandescente comum.

Esse fio tem diâmetro inferior a 0,1 mm e é enrolado segundo uma hélice cilíndrica. Passando corrente elétrica no filamento, ele se aquece a uma temperatura da ordem de 3.000 º C. O filamento torna-se, então, incandescente e começa a emitir luz. No interior da lâmpada não pode haver ar, pois do contrário o filamento se oxida e incendeia-se. Antigamente fazia-se vácuo no interior do bulbo, porém isso facilitava a sublimação do filamento (passagem do estado sólido para o estado de vapor). Passaram, então, a injetar um gás inerte, em geral o argônio ou criptônio.

3.Eficiência Luminosa

A eficiência luminosa é calculada pela divisão entre o fluxo luminoso emitido em lúmens e a potência consumida pela lâmpada em Watts. A unidade de medida é o lúmen por Watt (lm/W). Uma lâmpada proporciona uma maior eficiência luminosa quando a energia consumida para gerar um determinado fluxo luminoso é menor do que da outra.

As lâmpadas incandescentes têm uma eficiência luminosa muito baixa, da ordem de 12 lm/W.

Exemplo:

Uma Lâmpada incandescente de 60 Watts possui um fluxo luminoso de 864 lúmens, logo, sua eficiência luminosa será de 800/60 = 13,3 lm/W.

Uma Lâmpada fluorescente compacta de 15 Watts possui um fluxo luminoso de 900 lúmens, logo sua eficiência luminosa será de 900/15 = 60 lm/W.

4.Vida Útil

A durabilidade de uma lâmpada seja ela incandescente, fluorescente ou mista, depende em muito, da forma e das condições de seu uso, tais como, umidade do local, permanência do tempo de funcionamento ininterrupto, ciclos de liga/desliga, flutuações da tensão, flutuações bruscas de temperatura, e outros.

Por exemplo, uma lâmpada incandescente é menos sensível a flutuações de energia do que uma fluorescente ou mista, já a lâmpada fluorescente e mais indicada para locais, onde há necessidade, de mantê-la acesa por longo tempo, o liga/desliga constantemente reduz sua vida útil em muito.

A lâmpada incandescente tem seu custo menor, porém, seu consumo é maior, para fornecer a mesma intensidade luminosa que uma fluorescente, a lâmpada fluorescente tem seu consumo menor, porem é bem mais cara que a incandescente.

Se a lâmpada incandescente tiver potência de 200W para uma tensão de 127V, e for usada em uma tensão de 127V, ela terá uma vida útil média de 3.500h. Se a lâmpada incandescente tiver potência de 200W para uma tensão de 220V, e for usada em uma tensão de 127V, ela iluminará como uma lâmpada de 50W aproximadamente e por isso terá uma vida útil média prolongada, 50.000h ou mais.

5.Tipos de Lâmpadas

Podemos efetuar uma classificação dos tipos de lâmpadas incandescentes em:

• Lâmpadas de incandescência normais:

Figura 1: Lâmpadas de incandescência normal

Fonte: Philips

• Lâmpadas refletoras;

• Lâmpadas para projetores;

• Lâmpadas de luz mista:

Figura 2: Lâmpadas de Luz Mista

Fonte: Philips

• Lâmpadas de halogêneo normal e com refletor incorporado:

Lâmpadas de halogêneo ou lâmpadas halógenas são lâmpadas incandescentes com filamento de tungstênio contido em um gás inerte e uma pequena quantidade de um halogêneo como iodo ou bromo.

Por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com