TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leasing

Artigos Científicos: Leasing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2012  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 2

O leasing é um contrato denominado na legislação brasileira como “arrendamento mercantil”, enquadra-se na lei nº 6.099/74 (art. 1º), e é melhor descrito por P. R. TAVARES PAES, abaixo:

“O leasing é um contrato de arrendamento, mas com peculiaridades: o fabricante dos bens fecha o contrato com uma sociedade leasing (instituição financeira) e não diretamente com o locatário. É um contrato mediante o qual uma pessoa jurídica que desejar utilizar determinado bem ou equipamento, por determinado lapso de tempo, o faz por intermédio de uma sociedade de financiamento, que adquire o aludido bem e lhe aluga. Terminado o prazo locativo, passa a optar entre a devolução do bem, a renovação da locação, ou aquisição pelo preço residual fixado inicialmente". (Leasing, 2ª ed., Ed. RT, pág. (01).

O prazo mínimo de arrendamento é de dois anos para bens com vida útil de até cinco anos e de três anos para os demais e ao final do contrato de Leasing o arrendatário tem três opções:

-Devolver o bem;

-Renovar o arrendamento;

-Comprar o bem, uma vez que todos os alugueis tenham sido pagos e obrigando-se a pagar o restante do preço.

*Se o bem for devolvido ou recuperado, a arrendadora não pode mantê-los em seu ativo imobilizado por mais de dois anos.

Existem três formas de leasing:

§ Financeiro;

O arrendatário pode comprar o bem no final do contrato por um preço previamente estabelecido por ambas às partes.

Cabe apenas nos contratos de arrendamento mercantil financeiro o VRG - Valor Residual Garantido, que trata-se de valor, contratualmente garantido pela arrendatário, como mínimo que será recebido pela arrendadora na venda a terceiros do bem arrendado, na hipótese da devolução do bem. O VRG será sempre utilizado para liquidar o valor da opção de compra do bem arrendado, conforme pactuado no contrato de arrendamento mercantil.

§ Operacional;

O leasing operacional ocorre uma locação de bens com prestação de serviços. O arrendande seria o próprio fabricante de bens arrendados, assim prestando assistência técnica, treinamento, reparos e consertos e fornecendo manutenção periódica ao arrendatário.

§ Leasing back

Somente para arrendatários pessoas jurídicas. Ocorre quando uma empresa necessita de capital de giro. Ela vende seus bens a uma empresa que aluga de volta os mesmos.

*Despesas tais como seguro, manutenção, registro de contrato, ISS e demais encargos que incidam sobre os bens arrendados são de responsabilidade do arrendatário ou do arrendador, dependendo do que for pactuado no contrato de arrendamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com