TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Legislação Aplicada à Informática

Exames: Legislação Aplicada à Informática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 6

1. Você estudou os conceitos elementares de culpa e dolo no direito penal. Considerando essas diferenças, e também relativamente aos crimes de furto e roubo, artigos 155 e 157 do Código Penal, responda: poderia um empregado de uma empresa furtar um software culposamente? Por quê? (1,5 pontos)

Como descrito no Livro Didático podemos definir dolo como "quando o agente pratica o ato desejando o resultado" e culpa "quando o resultado acontece sem a intenção do agente, que acaba cometendo o ato por imprudência, imperícia ou negligência".

Segundo o Art. 155 do Código Penal - Decreto Lei 2848/40, um furto se enquadra na seguinte definição: Subtrair para si ou para outrem, coisa alheia móvel. Já um roubo define-se segundo o Art. 157 do Código Civil - Lei 10406/02 como: Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência.

Já na situação descrita o empregado poderia se enquadrar em furto culposo se a situação fosse um engano, como ele copiar equivocadamente para uma mídia os arquivos referentes a um software, mas caso o ato seja proposital ou consciente, ele estaria enquadrado em um furto doloso, que inclui a intenção de subtrair para si ou outrem coisa alheia móvel.

2. Você estudou que o Estado Brasileiro, democraticamente organizado, tem os poderes divididos nas esferas Judicial, Executiva e Legislativa. Que norma define que esses poderes não podem interferir entre si? Essa norma poderia ser alterada por uma lei ordinária confeccionada pelo Poder Legislativo? Por quê? (1,0 ponto)

Não, segundo o Art. 2 da Constituição Federal de 1988 define-se que: "São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário". A constituição federal está no nível mais alto da hierarquia, sendo assim não se pode alterá-la por meio de uma Lei Ordinária que é dita como uma norma infraconstitucional, confeccionada pelo Poder Legislativo.

O Art. 60 do Código Civil menciona que não será objeto de deliberação de ementa tendente a abolir a separação dos poderes, sendo assim não é possível a modificação utilizando o recurso de uma Ementa Constitucional.

3. Conforme você estudou, com relação ao direito do trabalho, sabemos que após a Revolução Industrial houve grandes mudanças nessa área e foram reconhecidos vários direitos antes sequer existentes. Explique que fatores levaram a essa evolução dos direitos dos trabalhadores como resposta às condições injustas que eram submetidos. (1,0 ponto)

Antes da Revolução os empregados das indústrias trabalhavam em condições desumanas e com jornadas semanais que ultrapassavam mais 50 horas. Os empresários exerciam certa influência nos governos da época, que ajudava as indústrias e garantia que suas portas continuariam abertas, sendo assim, o trabalho se dava de forma exploratória e irresponsável, mas de forma legal.

Após a Revolução Industrial aconteceram grandes mudanças nos conceitos de trabalho e também de justiças sociais. Com o passar do tempo, as leis trabalhistas vêm incorporando os direitos dos trabalhadores cada vez mais.

Para o Jurista Américo Plá Rodriguez:

A união dos trabalhadores se situa no início do fenômeno trabalhista e constitui a resposta natural à injustiça e à exploração dos empresários. A princípio, a união dos trabalhadores atraiu a atenção pública para o fenômeno laboral. Dessa atenção para o fenômeno laboral derivou a legislação do trabalho. Essa legislação foi reconhecendo a realidade social e sindical, o que significou suprimir entraves à União e, num segundo momento, criar estímulos para a união dos trabalhadores.

4. Os negócios jurídicos são utilizados para construir, regular ou extinguir relações jurídicas. Quais são os mais comuns? Cite os três requisitos de validade e explique para que normalmente usamos. (1,0 ponto)

Os negócios jurídicos mais comuns que podem ser encontrados são o testemunho, que é o relato feito por uma pessoa do que viu ou ouviu, e o contrato que é um ato realizado entre duas ou mais pessoas, seja elas jurídicas ou físicas, em que as partes assinam o termo se responsabilizando por suas atitudes sobre pena contratual caso alguma das partes descumpra o contrato.

A validade é a qualidade que o negócio jurídico deve ter ao ser apresentado no âmbito jurídico, deve ser consistente e estar acordo com as regras jurídicas. Para que seja válido, o negócio jurídico deve cumprir determinados requisitos:

- Objeto lícito, possível, determinado ou determinável;

- Agente capaz;

- Forma adequada (prescrita ou não defesa em lei).

Caso o negócio jurídico não cumpra algum desses requisitos ele é considerado inválido.

5. Em direito penal, atualmente, o detentor da ação é o Estado, e visa, com esse monopólio, manter a harmonia e a estabilidade social. Mas vimos que a regra do passado relativamente ao direito penal não era bem essa. Qual era a regra da época? Por que essa regra não prosperou? Descreva dois exemplos bíblicos que podemos usar para demonstrar esse formato adotado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com