TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei De Hooke

Artigo: Lei De Hooke. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Artigo  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

Robert Hooke

Nasceu em 18 de julho de 1635 no sul da Inglaterra e faleceu em Londres, 3 de março de 1703.

Foi um dos principais cientistas em inglês do séc. XVII, por ter contribuído com experimentação e aprimoração científica. Entre seus feitos estão: aperfeiçoamento de barômetro, higrômetros, anemômetros, descoberta da primeira estrela binária e a lei de Hooke publicada em 1676, que será estudado nesse capítulo. Ele também foi membro da Royal Society.

Lei de Hooke

É a lei que relaciona a elasticidade de um corpo quando o mesmo está sob uma força exercida. Dessa forma o corpo sofre uma deformação causada pela força, de tal forma a produzir um deslocamento. Esse diferencial de deslocamento causada pela força exercida sobre um corpo serve para calcular a deformação.

F=K.Δl

F – força aplicada

K – constante elástica da mola

Δl – deslocamento do estado inicial

Podemos notar que, quanto maior for o peso exercido sobre a mola maior será seu deslocamento, concluindo que a força aplicada é diretamente proporcional ao seu deslocamento.

Uma das forças mais notáveis na Lei de Hooke são as forças elásticas, que são forças exercidas por um sistema elástico quando sofrem deformação.

Todo corpo que é submetido a uma força sofre um deformação ou alteração em sua forma. Essa alteração pode ser dar de varias maneiras, entendo-se que não exista um corpo que seja totalmente rígido.

A deformação pode se dar de duas maneiras:

Deformação plástica – quando o corpo em uso não consegue voltar ao seu estado natural após uma força submetida.

Deformação elástica – quando o corpo em uso volta ao seu estado natural após uma força submetida.

A lei de Hooke só pode ser utilizada desde que o momento da deformação elástica do material em uso não seja ultrapassado, caso contrário, com o aumento da força o material entra no seu estado de plasticidade e posteriormente chega ao ponto de ruptura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com