TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

. Leitura Crítica Do Artigo Organizações Mecanicista X Organizações Flexíveis Existiria Um Meio Termo?

Casos: . Leitura Crítica Do Artigo Organizações Mecanicista X Organizações Flexíveis Existiria Um Meio Termo?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  1.072 Visualizações

Página 1 de 3

Teorias da administração

Etapa 1

Passo 1

1. O ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros, é assim que diversos autores costumam definir a Administração. Partindo dessa premissa, podemos constatar que três são as palavras-chave no mundo dos Administradores: pessoas, objetivos e empresa.

A história da Administração surgiu aproximadamente há 5.000 a.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorara resolução de seus problemas práticos.

Existem três grandes habilidades: Humanas, Técnicas e Conceituais. E todo administrador precisa das três habilidades.

Habilidade Humana – é a capacidade e a necessidade de se tomar decisão com base em informações do problema tendo em vista os objetivos a ser alcançados com pessoas e por meio delas, incluindo o conhecimento do processo de motivação e a aplicação eficaz da liderança. É a capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, entender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas.

Habilidade Técnica – é a capacidade de aplicar conhecimentos técnicos, relacionados com o trabalho e com os procedimentos de realização. É adquirida através da experiência, da educação e do treinamento.

Habilidade conceitual – é a capacidade de compreender a complexidade das organizações como um todo e onde cada área específica se encaixa nesse complexo, ela é necessária para se obter, analisar e interpretar informações de várias fontes e a partir daí tomar decisões complexas.

1.1. O surgimento das Teorias

Foram vários acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias da administração.

A administração trata-se de uma história recente, com desenvolvimento lento e que teve início apenas em meados do século XX. A história da Administração foi influenciada por vários fatores que descreveremos a seguir:

A Revolução Industrial: Foi um acontecimento que modificou profundamente o ambiente organizacional. Esse processo iniciou-se com a invenção da máquina a vapor, por James Watt, em 1776, o que possibilitou maior capacidade de comunicação e transporte. A partir daqui, a ciência trouxe grandes inovações, as quais trouxeram mudanças cada vez mais rápidas e consequente necessidade de maior adaptação.

A influencia dos filósofos: Sócrates, Platão e Aristóteles tiveram muitos princípios na administração, como a divisão do trabalho,da ordem e do controle.

A influencia da igreja católica: Foi Através dos séculos, às normas administrativas e princípios de organização pública foram-se transferindo das instituições dos Estados para as instituições da nascente Igreja e para as organizações militares. Com o passar dos séculos a igreja foi se estruturando sua organização, sua hierarquia de autoridade, sua assessoria e sua coordenação.

Outro acontecimento foi à aceitação das teorias dos economistas liberais Adam Smith, James Mill, David Ricardo, estes pregaram a livre concorrência e não intervenção do estado, o que impulsionou os investimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com