TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas Da Atividade Baseada Na Leitura Do Artigo A Pré-escola Vista Pelas Crianças, Rosimeire Costa De Andrade Cruz

Artigo: Respostas Da Atividade Baseada Na Leitura Do Artigo A Pré-escola Vista Pelas Crianças, Rosimeire Costa De Andrade Cruz. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  1.166 Visualizações

Página 1 de 2

1) Antes mesmo de chegar à parte do artigo que relata a opinião das crianças, no item 2 que trata sobre a pré escola já observa-se que alguns sinais passados por elas mostram o descontentamento com a escola. Como na parte que a pesquisadora observa o sorriso das crianças na hora de ir embora, ou mesmo o tempo que eles ficam ociosos numa fila, ou aguardando uma próxima atividade. A recusa das crianças em desenhar seguindo o tema escola, também demonstra o desinteresse delas. Palavras e expressões deixam claro que a criança se sente sozinha e insegura no ambiente escolar. As crianças relatam que o dever é sempre igual, ou tem o sentimento de fazer tudo que a professora manda, mesmo sem entender, A palavra “dever” aparece muito na fala deles, como se eles fossem à escola apenas para obedecer ordens impostas. Muito triste observar como na visão das crianças a escola é um ambiente em que eles são castigados. No momento de observar qual a visão do aluno em relação à professora, mostrou-se que às vezes as crianças se esquecem ou evitam citá-la, o que atesta o fato de que essa figura em sala pouco se dedica e não está muito presente. Essa observação da pouca participação positiva da professora em sala só aumenta de acordo com o passar do tempo das crianças na escola. O interessante, na conclusão da pesquisa, é ver como as crianças, mesmo com todos esses aspectos negativos, ainda tem interesse em continuar na escola, e querem brincar nesse ambiente. A atividade solicita falar sobre o que pensam as professoras e famílias mas nessa pesquisa aparece especificamente a visão apenas das crianças.

2) As ideias apresentadas mostram que brincando, a criança absorve melhor a informação, isso se reafirma através da própria fala de umas das crianças, que diz: “a menina tá na escola fazendo a tarefa na casinha de brincar”. Segundo WAJSKOP (1995), pesquisadores como Comenius, Rousseau e Pestalozzi, contribuíram muito para a valorização da infância. Eles propuseram uma educação dos sentidos, onde a utilização de brinquedos atividades centrada na recreação são de extrema importância.

O fato das professoras serem tão pouco presentes, os pais não conseguirem acompanhar o desenvolvimento dos filhos, por serem de camadas sociais muito humildes, e o ambiente escolar não favorecer o aprendizado e a socialização, prejudica qualquer possibilidade da criança aprender. De acordo com a pesquisa, a professora é vista pelas crianças como a dona da sala, e quando há situações de briga, e reclamação da criança para os pais, isso gera conflitos em casa, levando à castigos, e isso prejudica demais o desenvolvimento do aluno e afeta na qualidade social do ensino, não só na pré escola, que é o grupo estudado na pesquisa mas em qualquer idade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com