TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leonardo

Exames: Leonardo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo explica por que gostamos tanto de comidas gordurosas

Gorduras estimulam produção de substâncias chamadas endocanabinoides.

No passado, era mais difícil obter gorduras, dizem cientistas.

Do G1, em São Paulo

imprimir

Diante de um pacote de salgadinhos ou de um prato de batatas fritas, você provavelmente já pediu a alguém: “tire isso de perto de mim, senão não consigo parar de comer”. Uma pesquisa norte-americana confirmou que não é a fome nem o sabor que nos fazem comer os salgadinhos compulsivamente. É o nosso corpo que sempre pede mais um.

O que nos atrai não é o carboidrato presente nas batatas, mas a gordura da fritura. É uma herança dos tempos em que não éramos civilizados e a alimentação era escassa. Animais precisam de gordura para o funcionamento celular, e é difícil obtê-las na natureza. Por isso, o corpo tem um mecanismo que nos leva a consumir mais.

O processo começa na língua, onde a gordura gera um sinal que vai primeiro para o cérebro e depois para o intestino. Lá, esse sinal estimula a produção de "endocabinoides", uma substância feita naturalmente pelo corpo que se parece com as presentes na maconha.

São os endocabinoides que desencadeiam nas células a sensação de desejo pelos alimentos gordurosos. “Essa é a primeira demonstração de que sinais de endocanabinoides no intestino têm um papel importante no controle da ingestão de gorduras”, afirmou Daniele Piomelli, pesquisador da Universidade da Califórnia em Irvine.

A descoberta foi feita em testes com ratos. Depois que eles comeram alimentos gordurosos, seus intestinos começaram a produzir endocanabinoides. O mesmo não aconteceu com açúcares nem proteínas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com