TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Da Vida - Leonardo Boff

Artigos Científicos: Ética Da Vida - Leonardo Boff. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  833 Visualizações

ÉTICA DA VIDA

Leonardo Boff, trás em sua obra “Ética da Vida” a definição de Ecologia Ambiental como uma vertente da Ecologia propriamente dita. Ela visa à qualidade de vida, à preservação das espécies em extinção e a constante renovação do equilíbrio eficaz. Tal definição oferece a ecologia em seu sentido amplo e não apenas em sua relação com o meio ambiente enquanto natureza, mas sim o meio em sua totalidade.

Como mais uma vertente da Ecologia, a Ecologia Social além de tratar do meio ambiente, põe o homem e a sociedade nesse contexto. A preocupação não está somente na beleza das cidades, mas também em priorizar o saneamento básico, a boa educação e a qualidade dos serviços de saúde. A natureza aqui é vista fora do ser humano e da sociedade tentando corrigir os abusos dos projetos industriais que implicam em custos ecológicos altos.

Já a ecologia mental faz surgir à necessidade de uma mudança na mentalidade dos seres humanos para que o antropocentrismo seja deixado de lado e os indivíduos encham-se de valores fundamentais e adotem perfis menos materialistas e mais voltados ao respeito para com todos os seres, buscando a harmonia nas relações. Esta vertente da ecologia propõe algumas tarefas importantes, como: trabalhar em uma pedagogia de agrado; favorecer a recuperação do respeito para com todos os seres; e por fim, propiciar uma visão não materialista e espiritual da natureza que propicie o re-encantamento em face da sua complexidade e veneração diante do mistério do universo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com