TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lesões De Partes Mole

Trabalho Escolar: Lesões De Partes Mole. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  1.800 Palavras (8 Páginas)  •  2.995 Visualizações

Página 1 de 8

PRINCIPAIS LESÕES DE PARTES MOLES E SUAS MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS

TRAUMA DOS TECIDOS MOLES

Os tecidos moles do corpo são: pele, músculos, nervos, vasos sanguíneos, tecidos adiposo e células.

TIPOS DE FERIMENTOS

Considerando ferimentos a tecidos moles, duas classificações gerais: feridas fechadas e feridas abertas podem ser utilizadas.

FERIDAS FECHADAS

SOCORRISTA→Uma ferida fechada é um machucado no qual a pele não foi rompida. Tais lesões são normalmente provocadas pelo impacto de um objeto. O sangramento pode oscilar de intenso a superficial, enquanto a extensão do ferimento pode oscilar de uma pequena contusão à ruptura de algum órgão interno.

A maior parte das feridas fechadas, detectadas durante os primeiros socorros, são contusões. Sempre há algum sangramento interno associado à contusão. Desde que a pele esteja íntegra, o sangue vaza entre os tecidos, causando a descoloração, variando com o passar do tempo, de preto e azul para um amarelo-amarronzado. A contusão extensa pode significar séria perda de sangue, possível presença de fraturas e grave dano ao tecido localizado sob a contusão.

CUIDADOS COM A FERIDA FECHADA

A ferida fechada mais frequentemente vista é a contusão que geralmente não requer cuidados emergenciais, mas podem ser sinal de possíveis danos internos e hemorragias. Procure por grandes hematomas ou extensas áreas contundidas no corpo. Lembre-se que uma contusão profunda, com um hematoma do tamanho do punho do paciente, equivale a uma séria perda sanguinea, cerca de 10%. Procure por edemas e deformidades que podem indicar fraturas. Observe se o paciente está com o abdomen rígido, se está tossindo sangue ou se há sangue na boca.

FERIDAS ABERTAS

SOCORRISTA→Nos casos de feridas abertas, a pele é rompida. A extensão do ferimento pode oscilar, de um leve raspão a um rasgo ou corte aberto da pele(laceração). Um simples raspão da pele pode nem chegar a sangrar, enquanto que as feridas abertas mais graves podem associar-se a hemorragia com risco de morte.

As feridas abertas podem ser classificadas como:

 Abrasões: cotovelos e joelhos esfolados e aranhões causados por espinhos são feridas abertas conhecidas como abrasões. Por mais que os aranhões e raspões como estes podem ser dolorosos, normalmente o ferimento ao tecido não é grave desde que a pele não seja completamente perfurada e a força que causou o ferimento não esmague ou rompa estruturas básicas. Pode não haver sangramento perceptível, ou somente leve sangramento capilar. A contaminação da ferida tende a ser o mais sério problema encontrado.

 Cortes: nos casos de corte, a pele é completamente atingida, ocorrendo também o ferimento dos tecidos sob a pele. Os cortes podem ser classificados como:

• Cortes regulares: também denominados incisões, são produzidos por objetos cortantes, como lâmina de barbear, facas e vidros quebrados. As extremidades de um corte regular são contínuas, não aparentam áreas rasgadas ou irregulares. Incisões profundas podem causar severos danos aos tecidos e hemorragias com risco de morte.

• Cortes irregulares: chamadas lacerações, têm o tecido rasgado ao longo da ferida, às vezes, os cortes irregulares são causados pelo impacto de um objeto rombudo, mas usualmente, eles acontecem quando a pele é cortada por um objeto que não tem a lâmina afiada.

 Perfurações: objetos como faca,unha, picador de gelo podem causar feridas perfurantes. Um objeto pontiagudo rasgará a pele e normalmente prosseguirá em uma linha reta transversal, danificando todos os tecidos no seu percurso. A perfuração pode ser também um ferimento penetrante, percorrendo os tecidos, da camada mais superficial para a profunda. Este ferimento, frequentemente observado nos traumas produzidos por arma de fogo, têm um ponto de entrada e um de saída, com a passagem do objeto através do corpo. Normalmente a ferida da saída é mais larga e mais grave das duas.

SOCORRISTA→ quando lidar com um ferimento perfurante presuma que há extensas lesões e hemorragias internas. Observe sempre se há uma ferida de saída, pois esta pode ser mais grave que a de entrada. Cuide das feridas de entrada e de saída, realizando as mesmas intervenções indicadas às feridas abertas em tecido mole.

Se o objeto continua no ferimento (como faca, vidro, madeira, metal ou plástico) faça o seguinte:

1. Adote as precauções padrão de isolamento de substâncias corpóreas.

2. NÃO remova o objeto.

3. Exponha ferida, sem tocar o objeto. Ao retirar a roupa do paciente, evite passá-la sobre o objeto transfixado.

4. Controle os sangramentos.

5. Tente estabilizar o objeto transfixado usando compressas. Várias camadas de gazes, roupas ou lenços colocados ao lado do objeto também ajudarão à estabilizá-lo. Outra alternativa é fazer no centro de uma compressa, um furo ligeiramente maior do que o objeto.

6. Mantenha o paciente em repouso e tranqüilo.

7. Providencie os cuidados para a previsão do controle do choque.

Fitas adesivas não aderem à pele ao redor do objeto transfixado no local da ferida devido à presença de sangue e suor, mesmo quando a superfície estiver limpa. Faixas de tecido podem ser usadas improvisando ataduras para fixar o curativo. As faixas podem ser feitas de bandagens triangulares dobradas e ter no mínimo 5 cm de largura. Se o objeto está transfixado no tórax ou abdômen, uma tela fila ou um cabide para empurrar as faixas por baixo dos espaços naturais das costas do paciente, e em seguida amarre-as ao redor d tronco.

 Avulsões: estes ferimentos estão relacionados a perda de grande parte da pele. Uma orelha rasgada, um globo ocular removido da cavidade, e a perda de um dente são exemplos de avulsão.

 Amputações: ferimentos que envolvem o corte e o arrancamento de dedos, mãos, pés, braços ou pernas. Como amputações podem também ser realizadas por meio de procedimento cirúrgico, o ferimento é normalmente chamado de amputação traumática.

SOCORRISTA→Os cuidados com as amputações e avulsões são os mesmos. Se a pele ou outra parte do corpo estiver rasgada ou parcialmente descolada, cuide da ferida, com curativo absorvente compressivo. Na maioria dos casos, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com