TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Levitação

Resenha: Levitação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Resenha  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  167 Visualizações

Levigação é um método de separação de misturas heterogenias de sólidos. Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma correte de água para separá-las. É o caso do ouro, que nos garimpos normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia. Usa-se uma rampa de madeira ou uma bacia em que se passa uma corrente de água que serve para separar essas substâncias. A parte mais leve (a areia ou a terra) é carregada pela água, enquanto a com maior densidade (o ouro) fica depositado no fundo. Esse processo de separar substâncias de maior densidade de outros de menor densidade utilizando água (ou outro líquido) corrente é a levigação.

Geralmente é mais comum acorrer entre metais pesados, por isso cita-se acima o ouro separando-se da terra ou areia. Outro exemplo que pode ser citado é a separação de pedras e folhas. Utilizando a água, as folhas, por possuírem menor densidade, flutuam sobre a água.

Um método de levigação que é bem conhecido pelos garimpeiros é a churragem, no qual eles adicionam mercúrio, substância usada para retirar as impurezas do ouro ao invés de água. O uso do Hg, No entanto,é ecologicamente incorreto porque o mercúrio é tóxico, contamina o trabalhador, os rios, os peixes, os animais silvestres e as pessoas que utilizam as águas da região.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com