TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liberdade Circulação Advogados UE

Ensaios: Liberdade Circulação Advogados UE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  9.485 Palavras (38 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 38

A LIBERDADE DE CIRCULAÇÃO DOS ADVOGADOS NA UNIÃO EUROPEIA

Da metamorfose da regra do tratamento nacional à extensão a nacionais de países terceiros*

Nuno Piçarra

Doutor em Direito e professor associado da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

Palavras-chave: Direito da União Europeia. Mercado interno. Liberdade de estabelecimento. Liberdade de prestação de serviços. Acesso e exercício à profissão de advogado na União Europeia pelos nacionais dos Estados-Membros e dos Estados terceiros.

Sumário: I. Introdução. II. A liberdade de circulação dos advogados segundo o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia. 1. A liberdade de estabelecimento. 2. A liberdade de prestação de serviços. 3. O programa legislativo previsto para a efectivação das liberdades de estabelecimento e de prestação de serviços e o impasse da sua execução. III. O contributo do Tribunal de Justiça para a concretização da liberdade de circulação dos advogados na União Europeia. 1. O acórdão Reyners. 2. O acórdão Binsbergen. 3. O acórdão Thieffry. 4. A proibição geral de entravar as liberdades de estabelecimento e de prestação de serviços: consolidação jurisprudencial e consequências para a liberdade de circulação dos advogados. IV. As directivas europeias relativas à liberdade de circulação dos advogados e a sua interpretação pelo Tribunal de Justiça. 1. A parcimónia do legislador europeu em matéria de liberdade de circulação dos advogados e as suas causas. 2. A Directiva 77/249/CEE. 3. A jurisprudência do TJ sobre a Directiva 77/249/CEE. 4. A Directiva 98/5/CE. 5. A jurisprudência do TJ sobre a Directiva 98/5/CE. V. Os nacionais dos Estados terceiros perante a liberdade de circulação dos advogados na União Europeia. 1. O direito da UE anteriormente à Directiva 2003/109/CE. 2. A Directiva 2003/109/CE e o seu impacto no acesso e exercício da profissão de advogado na UE por nacionais de Estados terceiros. VI. Conclusões.

I. Introdução

O presente artigo propõe-se analisar o efeito de mutação que a acção convergente ou paralela, consoante os casos, do Tribunal de Justiça (TJ) e do legislador da União Europeia (UE) tem produzido gradualmente na parte do Tratado sobre o Funcionamento da UE (TFUE) que rege as liberdades de estabelecimento e de prestação de serviços (artigos 49.º a 55.º e 56.º a 62.º) , a partir da modalidade particularmente relevante de ambas constituída pela liberdade de circulação dos advogados – em cujo âmbito específico tiveram origem, aliás, alguns dos marcos mais importantes da evolução assinalada.

Pretende-se fundamentalmente reconstruir a trajectória que levou a que a simples proibição de discriminações em razão da nacionalidade – a chamada regra do tratamento nacional –, expressamente consagrada pelo TFUE, se tivesse metamorfoseado numa proibição geral de entravar ou restringir tais liberdades (inclusive através de medidas indistintamente aplicáveis a nacionais e a não nacionais em cada Estado-Membro), aplicada de acordo com estritos critérios de proporcionalidade e pressupondo, portanto, a natureza jusfundamental daquelas liberdades .

Para além disso, pretende-se indagar em que medida, no estádio actual do direito da UE, o âmbito subjectivo das referidas liberdades fundamentais, não obstante se circunscrever originariamente aos nacionais dos Estados-Membros, deve considerar-se também extensivo aos nacionais de Estados terceiros que tenham adquirido um determinado estatuto na UE.

Ver-se-á que o tema demonstra com particular clareza o quanto o direito da UE é tributário da conformação jurisprudencial, estando por isso mesmo mais próximo de um sistema de matriz anglo-americana do que de um sistema de matriz romano-germânica , sem prejuízo do conhecido fenómeno de convergência entre ambos os sistemas. A disciplina da liberdade de circulação dos advogados na UE revela, com efeito, uma inquestionável “precedência” da jurisprudência do TJ.

II. A liberdade de circulação dos advogados segundo o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia

Dado que a advocacia, profissão liberal generalizadamente regulamentada nos termos que se conhecem , releva simultaneamente, como se referiu, de duas liberdades fundamentais consagradas pelo TFUE – a liberdade de estabelecimento e a liberdade de prestação de serviços [capítulos 2 e 3 do Título IV (“A livre circulação de pessoas, serviços e capitais”) da Parte III, relativa às políticas e acções internas da UE] –, importa começar por recordar os termos em que elas se encontram aí reguladas.

1. A liberdade de estabelecimento

Nos termos do artigo 49.º do TFUE, “são proibidas as restrições à liberdade de estabelecimento [incluindo a constituição de agências, sucursais ou filiais] dos nacionais de um Estado-Membro no território de outro Estado-Membro”. A liberdade de estabelecimento compreende tanto o acesso às actividades não assalariadas (ou a título independente) como o seu exercício , “nas condições definidas na legislação do país de estabelecimento para os seus próprios nacionais”.

A regra do tratamento nacional assim enunciada confere aos nacionais de um Estado-Membro o direito subjectivo de se estabelecerem em qualquer outro Estado-Membro, ficando, em princípio, sujeitos às mesmas regras que se aplicam aos nacionais deste último, sem discriminações em razão da nacionalidade. Noutra perspectiva, tal regra proíbe os Estados-Membros de imporem aos nacionais dos restantes, que neles se pretendam estabelecer, condições mais restritivas do que as previstas para os seus próprios nacionais.

No entanto, o próprio TFUE, no seu artigo 51.º, primeiro parágrafo, exceptuou do âmbito de aplicação da regra do tratamento nacional as actividades que num Estado-Membro estejam ligadas, mesmo ocasionalmente, ao exercício da autoridade pública. Além disso, nos termos do artigo 52.º, n.º 1, os nacionais de um Estado-Membro podem ver restringido o seu direito de se estabelecerem noutro Estado-Membro por razões de ordem pública, segurança pública e saúde pública, não aplicáveis aos nacionais deste último.

2. A liberdade de prestação de serviços

O regime descrito vale, mutatis mutandis, para a liberdade de prestação de serviços, definidos pelo artigo 57.º, primeiro parágrafo, do TFUE como “as prestações realizadas normalmente mediante remuneração,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com