TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras atividades propostas

Seminário: Libras atividades propostas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Seminário  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 5

Proposta de atividades:

O desafio atual na educação dos surdos tem sido buscar material visual que contribua para a aprendizagem da língua escrita deles. As atividades propostas oferecem aos alunos surdos a oportunidade de participar da aula, interagindo com ouvintes, de modo que tenham acesso ao conteúdo.

Como os surdos frequentam o ensino regular, a turma é composta por surdos e ouvintes. Desse modo, todos precisam ter acesso ao conteúdo. As atividades propostas permitem a participação de ambos. O conteúdo contemplado será as cores em inglês. Os recursos utilizados serão cartões previamente preparados para a apresentação das cores, como sugerido no exercício abaixo, bem como, jogo da memória em cartões. Folhas impressas com as atividades elaboradas.

Durante a aula, haverá momentos em que será necessário um ambiente calmo e tranquilo para a aquisição da forma escrita do vocabulário por parte dos surdos. Os alunos ouvintes não terão acesso, nessa aula, a forma escrita, desenvolverão as atividades associando a escrita com o som das palavras. No decorrer da aula serão desenvolvidas atividades em duplas e em grupos também, interagindo os surdos com os ouvintes.

O trabalho com as cores não deve ficar só nisso. É importante que o aluno surdo tenha material do conteúdo escrito, com atividades ilustradas e sinalizadas que o coloquem em contato com a língua escrita. É necessário explorar também o conteúdo trabalhado em situações de vivência, contextualizando o conteúdo.

As atividades propostas serão desenvolvidas com o número real de alunos surdos e ouvintes presentes na sala de aula. Com um número menor de alunos nessas turmas os resultados seriam melhores, pois haveria mais tempo para repetições e acompanhamento individualizado.

De início, para a apresentação do vocabulário o professor deve preparar cartões com as cores a serem ensinadas. No verso dos cartões deve-se escrever o nome da cor em inglês, de modo que o professor irá, estrategicamente, colocar os alunos surdos nas primeiras carteiras. O professor levantará o cartão com a cor desejada, pronunciará o nome da cor em inglês e os ouvintes repetirão em inglês. Para os alunos surdos, o professor oferecerá o verso do cartão com o nome da cor escrita em inglês. O aluno surdo precisa de estratégias visuais para aprender a escrita das palavras. Após várias vezes repetidas e mostradas as palavras, o professor organizará a turma em duplas e orientará para que perguntem e respondam: What´s your favorite color?

My favorite color is_________ e, com os surdos, se houver a presença de intérprete, pode ser em sinais, ou datilológico.

O professor, na sequência apresenta um jogo da memória, preparado anteriormente, com as cores e o nome delas em inglês, que pode ser desenvolvida em grupos maiores misturando os surdos com os ouvintes e, por último apresenta a atividade escrita, abaixo proposta, que pode ser feita como tarefa de casa. Esta atividade também poderá ser destinada aos ouvintes que irão localizar os nomes das cores em inglês e depois escrevê-las ao lado:

Para a avaliação do conteúdo a sugestão seria avaliar solicitando produção de cartazes, painéis com os nomes das cores relacionando gravuras que indiquem essas cores. Em seguida, com a ajuda do intérprete, pedir aos alunos surdos que elaborem frases descrevendo o que tem nas gravuras. O professor escreve em inglês as frases no quadro. Os ouvintes praticam lendo-as. Todos anotam em seu caderno.

Ao longo de nossos estudos pudemos entender que a comunicação é um conceito por palavras e pela fala, porém a comunicação entre pessoas é bem mais abrangente, o ser humano possui recursos verbais e não verbais eu na interação interpessoal se misturam e se completam. Um complemento importante na comunicação entre duas ou mais pessoas é a expressão facial, que transmite várias informações e estados emocionais, alegria, tristeza, raiva, medo, etc. Também compreendemos que o termo deficiente auditivo tem sido largamente utilizado por profissionais ligados a educação dos surdos. O uso da expressão deficiente auditivo, já foi muito criticado refletindo uma visão medico-organicista. Nela, o surdo é visto como portador de uma patologia localizada, uma deficiência que precisa ser tratada, para que seus efeitos sejam debelados.

Alguns fatores podem afetar o processo ensino aprendizagem de pessoas surdas, como por exemplo: o período que os pais reconhecem a perda auditiva, o envolvimento dos pais na educação das crianças, os problemas físicos associados, os encaminhamentos feitos, o tipo de atendimento realizado, entre outros.

A educação das pessoas com surdez sempre foi e continua sendo um desafio devido ás dificuldades linguísticas e sociais imposta a estes sujeitos ocasionando preconceitos e exclusão. Ao longo da historia a educação dos surdos passou por diferentes abordagens educacionais: o Oralismo, que tinha por objetivo tornar o surdo um “falante” proficiente da língua oral; a Comunicação Total que defendia a utilização de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com