TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Licitação Contrato

Pesquisas Acadêmicas: Licitação Contrato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  4.103 Palavras (17 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 17

I – INTRODUÇÃO

A finalidade do nosso trabalho é apresentar a Lei 8.666 de 21.06.93, que estabelece as normas e procedimentos que permite à Administração Pública administrar os recursos públicos (dinheiro público), com transparência nos seus atos, para a aquisição em geral, contratação de obras e serviços etc., ou seja, através de licitação, inexigibilidade ou dispensa.

Como cidadão, quando temos necessidade de adquirir alguma coisa, focamos o nosso objetivo, fazemos uma pesquisa nas lojas e adquirimos o produto que nos atenda com qualidade, no local que nos ofereceu o menor preço. Isso é racional. Da mesma forma deve acontecer no poder público que administra o dinheiro do povo.

Um dos objetivos desse trabalho é exatamente esse, nos sentirmos capazes de detectar as irregularidades que ocorrem na administração pública, para quando estivermos exercendo nossa função como Gestor, trabalharmos dentro do que estabelece a legislação, cumprindo todas as normas e procedimentos estabelecidos.

II – Desenvolvimento:

RELATÓRIO FINAL

Etapa 1

1. O QUE É LICITAÇÃO?

A licitação é uma forma que o governo adotou para contratar empresas interessadas prestar serviços para o governo, por isso inicia o planejamento do que é como contratar e comprar. De forma mais simples, podemos dizer que o governo deve comprar e comprar e contratar serviços seguindo regras de lei. Assim a licitação é um processo formal onde há a competição entre Empresários interessados. Por isso inicia o planejamento do que e como contratar e comprar, essa é a fase interna. A fase externa inicia com a publicação da licitação, ou seja, chegou ao conhecimento público. E termina com o objetivo central, o Contrato. Na fase do Contrato cabe à contratada executar e à administração fiscalizar essa execução.

Licitação e contrato administrativo são, pois temas conexos, porque este depende daquele. Toda licitação conduz a um contrato; todo contrato todo contrato objetiva uma obra, um serviço, uma compra ou uma alienação de interesse público. Daí por que a licitação e o contrato administrativo aconselham estudo conjunto ou, pelo menos, sucessivo.

A licitação é o antecedente necessário do contrato administrativo; o contrato é a conseqüência lógica da licitação. A licitação é o procedimento administrativo preparatório do contrato; é condição para sua formalização. Pela licitação de selecionar a melhor proposta; pelo contrato se vinculam as partes para a consecução de seu objetivo.

Os vínculos contratuais não nascem da licitação, mas são preparados por esta para a celebração do ajuste. O procedimento da licitação tem fases e atos específicos; o contrato administrativo tem características próprias e clausula essenciais irrelegáveis pelas partes. (Meirelles, 2006).

2. QUAIS SÃO AS FINALIDADES DA LICITAÇÃO?

O governo olha os melhores preços e condições mais vantajosas para o contrato de seu interesse. Visa a propiciar iguais oportunidades aos que desejam contratar com Poder Público, dentro dos padrões previamente estabelecidos pela Administração, e atua como fator de eficiência e moralidade nos negócios administrativos. É o meio técnico-legal de verificação das melhores condições para a execução de obras e serviços, compra de matérias e alienação de bens públicos. Realiza-se através de uma sucessão ordenada de atos vinculantes para a administração e para os licitantes, sem a observância dos quais é nulo o procedimento administrativo, é acorde no acentuar os seus traços essenciais e suas finalidades.

Com a nova redação na Lei 8.666/93, dada pela Lei 12.349/10, o procedimento licitatório passou a ter como finalidade o estabelecimento de três objetivos: (1) Proposta mais Vantajosa; (20 estabelecer Oportunidade igual aos que desejam contar com a Administração Pública e (3) Promover o desenvolvimento nocional sustentável).

Quando ocorrer a frustração de uma proposta mais vantajosa para a Administração, não finalizando o procedimento licitatório, a doutrina denomina-a de licitação fracassada. Nesse caso, a previsão legal está contida no inc. V do art. 24: [...] “quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repedida sem prejuízo para administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas;”

Na hipótese dessa licitação ser deserta ou fracassada, não se exige a revogação do procedimento; a revogação do procedimento licitatório somente pode ocorrer nas hipóteses do art. 49 da Lei 8.666/93, e “´s por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado”.

A revogação de processo licitatório pressupõe que o procedimento adotado esta sendo realizado com a efetiva participação de licitantes interessados, com obediência aos preceitos legais; não é caso de anulação, mas a revogação pressupõe que a administração quer suspender a tramitação do certame por razões de interesse público. Necessário que a administração motive o aro de revogação ou anulação, sem subterfúgios. (Bonesso, 2011)

3. QUAL A IMPORTÂNCIA DE CADA PRINCÍPIO DA LICITAÇÃO?

Os princípios da licitação e os autores que enfrentam o estudo sobre o assunto. Não há coerência quando ao número exato de princípios, pois a cada fase do procedimento licitatório existe uma enormidade de princípios que tem o condão de orientá-lo. A lei de licitações, em seu art. 3° , coput, os princípios fundamentais, no sentido de dar orientação para a Administração Pública na realização do processo licitatório.

A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da vinculação ao instrumento convocatório, julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos. (art. 3°)

Foram elencados, portanto, os princípios norteadores da licitação e, por isso, merecem destaques especial pela relevância com relação aos outros dispositivos.

Dos vários princípios que norteiam a licitação, delimitamos os princípios da legalidade, da impessoalidade, do procedimento formal, publicidade, igualdade, sigilo na apresentação das propostas, vinculação ao edital, julgamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com