TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ligas metalicas

Por:   •  13/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.267 Palavras (14 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 14

Sumário

INTRODUÇÃO        2

LIGAS METÁLICAS FERROSAS        2

LIGAS METÁLICAS NÃO-FERROSAS        4

NÍQUEL        5

MAGNÉSIO        6

TITÂNIO        7

CHUMBO        7

MATERIAIS CERÂMICOS TRADICIONAIS        8

MATERIAIS CERÂMICOS AVANÇADOS        9

MATERIAIS POLIMÉRICOS        9

POLÍMEROS DE ADIÇÃO:        10

POLÍMEROS DE CONDENSAÇÃO:        10

MATERIAIS COMPÓSITOS        11

CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14

 


INTRODUÇÃO

O trabalho desenvolvido, envolve a investigação da relação existente entre as definições, estruturas, propriedades e aplicações dos materiais das ligas metálicas ferrosa, ligas metálicas não-ferrosas, materiais cerâmicos tradicionais, materiais cerâmicos avançados, materiais poliméricos, materiais compósitos.

Estrutura é, neste momento, um termo um tanto quanto nebuloso que merece alguma explicação. Em resumo, a estrutura de um material diz respeito ao arranjo de seus componentes internos. A estrutura subatômica envolve os elétrons dentro dos átomos e a interação com seus núcleos. Em um nível atômico, estrutura diz respeito a organização dos átomos ou moléculas uns em relação aos outros. Seguindo essa ordem, o próximo tipo de estrutura é formado por um grande número de átomos ou moléculas que formam grandes aglomerados possíveis de serem observados através de um microscópio. Estas estruturas são denominadas microscópicas. Finalmente, a estrutura que pode ser observada diretamente com os olhos, sem nenhum equipamento especial, é chamada de estrutura macroscópica.

A noção de propriedade também merece um esclarecimento. Durante o uso, todos os materiais são expostos a estímulos externos que provocam algum tipo de resposta. Por exemplo, um espécime submetido a uma força sofrerá uma deformação; ou a superfície de um metal quando polido refletirá a luz. Portanto, propriedade é uma característica dos materiais em termos do tipo e magnitude da resposta para cada estímulo específico. Geralmente, definições de propriedades são criadas independentemente da forma e do tamanho do material.

LIGAS METÁLICAS FERROSAS

Ligas metálicas é a união de dois ou mais elementos, sendo que pelo menos um seja metal. Essa união dá origem a um material com propriedades metálicas. As ligas muitas vezes acabam sendo mais eficazes que os metais puros. Por exemplo, o ferro puro oxida facilmente com o ar, já uma liga de ferro, carbono, cromo e níquel tem como propriedade principal não enferrujar, ou seja, é uma liga de aço inoxidável.

Além de ser superior às propriedades de um metal puro, outro fator que influenciou de modo muito significativo para a criação das ligas metálicas foi o valor, já que uma liga metálica tem um preço bem inferior ao do metal puro.

As ligas metálicas possuem diversas finalidades. Praticamente todos os tipos de indústria as utilizam, destacando-se dentre elas a indústria aeronáutica, automotiva, construção civil e petroquímica. Essa última contribui muito para a criação e desenvolvimento de ligas, uma vez que tem como característica um processo muito agressivo, contínuo e perigoso o que exige materiais mais confiáveis, resistentes e baratos e todas essas características são encontradas nas ligas metálicas.

Sabendo que as ligas metálicas são divididas em ferrosas e não ferrosas, neste trabalho será considerado apenas as ligas metálicas ferrosas.

Ligas ferrosas são ligas que possuem como elemento principal da sua constituição o ferro (Fe), por esse motivo possuem uma tendência maior a sofrer corrosão. Dentre as ligas metálicas, as ligas ferrosas são as mais utilizadas, devido sua facilidade de obtenção e versatilidade, no sentido em que elas podem ser adaptadas para possuir uma ampla variedade de propriedades mecânicas e físicas. Suas limitações devem-se à densidade relativamente elevada, condutividade relativamente baixa e baixa resistência à corrosão.

Divisão das ligas ferrosas de acordo com o teor de carbono:

Os aços possuem teor de carbono inferior a 2,11%C. Logo, os ferros fundidos possuem valores superiores de carbono.

A principal liga ferrosa é o aço: liga constituída de ferro e carbono. As propriedades dessa liga são influenciadas pelo teor de carbono presente. Quanto maior o teor de carbono:

● maior será a dureza, a resistência mecânica e a resistência ao desgaste;

● menor será a ductilidade e a tenacidade.

O aço baixo carbono possui no máximo 0,30% de carbono. Entre as suas aplicações típicas estão as chapas automobilísticas, perfis estruturais e placas utilizadas na fabricação de tubos, construção civil, pontes e latas de folhas de-flandres.

O aço médio carbono possui de 0,30 a 0,60% de carbono. São utilizados em rodas e equipamentos ferroviários, engrenagens, virabrequins e outras peças de máquinas que necessitam de elevadas resistências mecânica e ao desgaste e tenacidade.

O aço alto carbono possui de 0,60 a 1,00% de carbono. Tem grande aplicação em talhadeiras, folhas de serrote, martelos e facas.

Ainda se referindo à aços, existem os aços-liga, que contém quantidades específicas de elementos de liga diferentes daqueles normalmente utilizados nos aços comuns. Estas quantidades são determinadas com o objetivo de promover mudanças nas propriedades físicas e mecânicas que permitam ao material desempenhar funções específicas. Os aços-liga costumam ser designados de acordo com o(s) seu(s) elemento(s) predominante(s), como por exemplo, aço-níquel, aço-cromo e aço-cromo-vanádio.

O ferro fundido é uma liga de ferro em mistura eutética com elementos à base de carbono e silício.

O ferro fundido cinzento é o mais comum, devido às suas características como baixo custo (em geral é fabricado a partir de sucata) e é utilizado em larga escala pela indústria de máquinas e equipamentos, indústria automobilística, ferroviária, naval e outras.

O ferro fundido branco é utilizado em peças em que se necessite elevada resistência a abrasão e na fabricação de equipamentos para a moagem de minérios, pás de escavadeiras e outros componentes similares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (302.3 Kb)   docx (132.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com