TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Limite a eficácia do currículo Companhia Siderúrgica de Tubarão

Projeto de pesquisa: Limite a eficácia do currículo Companhia Siderúrgica de Tubarão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.147 Palavras (9 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O ser humano sempre quis conhecer por antecipação o que vai acontecer no futuro. Daí o sucesso de economistas fazendo previsões sobre o crescimento ou queda de mercados ou profissionais de técnicas alternativas como cartomancia ou búzios, tentando descobrir o destino das pessoas.

Assim, muitas pessoas vêm se perguntando aonde esse turbilhão de mudanças vai nos levar. As opiniões são as mais diversas. Alguns acham que esse período de mudanças está chegando ao pico e que daqui a aproximadamente 5 anos a calma voltará a reinar. Mas aos poucos estamos observando que este processo é irreversível e exige novas posturas, criatividade para lidar com imprevistos, outras formas de relacionar-se , de postar-se diante de novas situações que a cada momento transformam-se, apresentando-nos novos desafios e ameaças.

O fato é que no dia-a-dia das organizações, e mesmo em nossos lares, é comum vermos diversas pessoas que agem como personagem de parábola. Parecem estar vivendo sob uma redoma que faz com que só enxerguem o que é mais confortável e conhecido. A sensação é de que não estão vivendo este momento de transformação e de mudanças. Continuar com esta postura antiga parece ser muito mais sensato do que lançar-se ao novo, precisamos superar este medo urgente.

O novo estilo de gestão para o próximo milênio exigirá que se forme uma verdadeira cultura da competência, e isso significa profundas mudanças não só na estrutura, sistemas, políticas e práticas, mas, essencialmente, na mentalidade organizacional e individual. Modernidade será implantar sistemas educacionais que favoreçam a construção de modelos mentais modernos nas pessoas.

Atualmente as organizações estão investindo em Programas de Capacitação voltados para seus empregados, procurando estimulá-los à aceitação dessas mudanças, acreditando que a aprendizagem significa uma alteração no comportamento da pessoa através da incorporação de novos hábitos, atitudes, conhecimentos e destrezas.

É justamente isso, que nos levou a despertar a curiosidade pelo tema fazendo buscar a resposta para a seguinte pergunta:

Qual a eficiência de um Programa de Capacitação que vise tornar os empregados mais abertos aos processos de mudanças ?

2

1 OBJETIVOS

1.1 OBJETIVO GERAL:

 Identificar a eficiência de um Programa de Capacitação na CST- Companhia Siderúrgica de Tubarão, que vise tornar os empregados mais abertos aos processos de mudanças.

1.2 OBJETIVOS INTERMEDIÁRIOS:

 Observar como a organização encara a Capacitação;

 Relacionar os benefícios adquiridos com o Capacitação, que permitam uma melhor adaptação dos empregados as mudanças;

 Relacionar Capacitação e Mudança Organizacional;

 Identificar a razão pela qual pessoas acima de 35 anos, possuem maior dificuldade em assimilar as mudanças que estão surgindo;

 Como os estímulos da Capacitação auxiliam as organizações e seus empregados na aceitação das mudanças;

 Mostrar que é mais vantajoso investir em Capacitação do que abrir mão do empregado.

3

2 SUPOSIÇÃO

A globalização, o avanço acelerado da tecnologia, o acesso rápido à informação e as grandes fusões elevaram de forma extraordinária a competitividade nos tempos atuais. As organizações buscam meios confiáveis para se projetarem no mercado e alcançarem melhores resultados do que seus concorrentes, buscando sempre sua perpetuação. Para isso faz-se necessário a adaptação constante das empresas às mudanças que surgem.

Com o conhecimento de todas essas variáveis formulamos a seguinte suposição:

 Um Programa de Capacitação pode ser um eficiente mecanismo para as empresas que visem estimular empregados a se tornarem mais abertos aos processos de mudanças.

4

3 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO

O estudo será delimitado na Companhia Siderúrgica de Tubarão – CST que é uma empresa privada, capixaba e que atua no ramo de siderurgia internacional. Possui atualmente cerca de 3.349 empregados, sendo que destes, 70% possuem acima de 35 anos de idade. Totalmente preocupada com a Capacitação de seus colaboradores, a CST esta adotando um Programa de Capacitação que irá proporcionar a seus empregados, o conhecimento das novas tendências mundiais e estimulá-los a querer crescer e mudar seus comportamentos para uma melhor adequação às mudanças.

A pesquisa acompanhará e tentará medir qual a eficiência deste Programa de Capacitação aplicada pela empresa.

5

4 RELEVÂNICA DO ESTUDO

Considera-se relevante, o estudo que dê tratamento especial ao Programa de Capacitação dos empregados no contexto das organizações, delineando a eficiência do mesmo no comportamento das pessoas envolvidas nos processos de mudanças.

O estudo mostrará a diferença na assimilação das pessoas acima de 35 anos às mudanças que estão ocorrendo atualmente, pois, elas se prepararam para um mundo onde era pregado a estabilidade no emprego e agora se vêem com medo de serem incapazes de aprender ou adaptar-se às novas circunstâncias. A pesquisa tentará mostrar, que a Capacitação do pessoal possibilitará uma adequação desse contingente a esta realidade predominante em nossos dias.

6

5 DEFINIÇÃO DOS TERMOS

 Capacitação: Toda ação que proporciona ao empregado agregação de conhecimentos, habilidades e atitudes.

 Programa: Série de compromissos por atender.

 Gestão: Ato de gerir, gerência.

 Competências: Capacidade, aptidão.

 Eficiência: Ação ou virtude de produzir com efeito.

 Mudanças: Tornar diferente do que era, transformar-se.

7

6 REFERENCIAL TEÓRICO

A mudança é uma das palavras-chaves nas organizações. Para não ser pego de surpresa é melhor se preparar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com