TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Limites De Consistencia

Exames: Limites De Consistencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 5

1. OBJETIVO

A consistência do solo está entre as características mais importantes nos estudos da engenharia. Ela determina o comportamento do solo sobre determinadas tensões e deformações. O fator de consistência também é determinante na resistência do solo à penetração e na compactação e seu conhecimento possibilita a determinação do momento adequado do uso de técnicas que favoreçam um bom manejo do solo, propiciando melhor conservação do mesmo.

O intervalo de consistência do solo foi denominado limite de liquidez e de plasticidade, sendo líquidas quando estiver submetida a muita umidade; plásticas, na medida em que o teor de umidade for reduzido. O método mais utilizado para determinação do teor de liquidez é o padronizado por Arthur Casagrande, que utiliza o aparelho de sua própria autoria.

A correlação entre o limite de liquidez e o limite de plasticidade, tem grande aplicação em avaliações de solo para uso em fundações, construções de estradas e estruturas para armazenamento e retenção de água.

2. MATERIAIS UTILIZADOS

1- Vidro Esmerilhado – Utilizado no teste limite de plasticidade, para absorver a umidade da amostra de solo.

2- Cápsulas de alumínio – Utilizado para armazenar as amostras usadas nos testes, e dentro das cápsulas serem levadas a estufa.

3- Cápsulas de porcelana – Utilizada para armazenar as amostras, e mistura-las.

4- Espátula Maior – Utilizada para manusear a amostra.

5- Espátula Menor – Utilizada para manusear a amostra e misturá-las até ficar homogênea.

6- Cinzel com gabarito de 1 cm – Utilizado para abrir uma ranhura no solo que estiver na meia concha do aparelho casagrande.

7- Piceta – Utilizado para umedecer a amostra de solo.

8- Aparelho de Casagrande – Utilizado no ensaio de Limite de liquidez, para medir a quantidade de giros (2giros/seg.) para que a amostra feche 1 cm.

OUTROS

• Balança de precisão 0,01g

• Mão de grau – Usada para destorroar o solo.

• Estufa

3. DESCRIÇÃO DO ENSAIO

Para início, coleta-se certa quantidade de amostra de solo, logo após, desmancha-se os torrões para haver uma homogeneização com a “Mão de Grau”. Após a coleta e homogeneização da amostra, faz-se o peneiramento na malha 0,42mm de uma fração da amostra. A partir desse peneiramento retira-se uma quantidade do solo que passou na malha para ser utilizada nos ensaios.

Ensaio de Determinação do Limite de Liquidez:

Primeiramente pesam-se as 4 cápsulas vazias usadas no ensaio.

Após ter coletado uma quantidade de solo e armazenado o mesmo no almofariz de porcelana, com a ajuda da piceta, umedecemos o solo com cuidado para não ficar muito úmido e com a espátula misturamos a amostra cuidadosamente para deixa-la homogênea.

Após isso transfere-se parte da amostra para concha do aparelho casa grande, moldando-a até metade do diâmetro (meia concha). Com auxílio do cinzel faz-se uma ranhura na parte simétrica (metade) da amostra. Logo após encosta-se a concha sobre a plataforma de apoio. Com isso faz-se uma sequência uniforme de giros no apoio do aparelho (2 giros / segundo). O processo mantém-se constante até que as duas partes de solo entrem em contato com 1 cm.

A quantidade de giros é contada e anotada (devendo ficar neste ensaio entre 20 e 50 giros). Retira-se parte da amostra que se contatou e coloca-se na cápsula onde é pesada e que logo após é colocada na estufa. O processo é repetido, totalizando 4 amostras coletadas.

Ensaio de Determinação do Limite de Plasticidade:

Primeiramente pesam-se as 3 cápsulas vazias usadas no ensaio.

Após o ensaio de determinação do limite de liquidez a amostra que sobrou foi utilizada para o ensaio de determinação de teor de plasticidade.

O processo inicializa-se retirando uma porção da amostra e faz-se a modelagem do mesmo semelhante a uma bola pequena. Essa amostra é colocada no vidro esmerilhado, para que ele absorva a umidade, e com a palma da mão aplica-se uma pressão para que a amostra tome a forma achatada (forma de uma minhoca). Fazem-se movimentos de vai e vem sobre a amostra com a palma das mãos aplicando certa pressão para que se diminua o diâmetro do cilindro e quando atinge a espessura de 3 mm, é preciso que a amostra comece a apresentar fissuras. Quando ocorrido coloca-se a amostra na cápsula, pesa-se e coloca-a na estufa. O procedimento é repetido, totalizando 3 amostras coletadas.

4. ANALISE DE RESULTADOS

Com decorrer do ensaio presenciou-se que a amostra possuía Limite de liquidez. Esboçando se o gráfico entre o Teor de umidade X Número de golpes verifica-se que para o valor de 44 golpes obtêm-se o valor de 21,75%, para o valor de 24 golpes obtêm-se o valor de 23,23%, para o de 21 golpes obtêm-se o valor de 24,54% e para o de 34 golpes obtêm-se o valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com