TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lingua Desinais

Trabalho Escolar: Lingua Desinais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 2

datilologia é a soletração de uma palavra usando o alfabeto manual de LIBRAS.

Na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, podemos nos referir ao animal usando a datilologia, alfabeto manual onde cada sinal corresponde a uma letra (imagens acima), mas também podemos utilizar um sinal específico para a palavra girafa, o qual chamamos de “sinal da girafa”, como mostra a imagem abaixo.

Já o sinal é formado a partir da combinação do movimento das mãos com um determinado formato (que chamamos configuração de mãos de LIBRAS), em um determinado lugar, podendo este lugar ser uma parte do corpo ou espaço em frente ao corpo.

A datilologia é mais usada para expressar nome de pessoas, localidades e outras palavras que não possuem um sinal específico. Às vezes, uma palavra da língua portuguesa que por empréstimo passou a pertencer a LIBRAS, por ser expressa pelo alfabeto manual com uma incorporação de movimento próprio desta língua, será apresentada pela soletração ou parte da soletração como as palavras “reais” e “nunca”, por exemplo.

É difícil de explicar isso utilizando apenas a escrita, sem demonstrar com as mãos, porque LIBRAS é uma língua de modalidade gestual-visual... Portanto se a pessoa ver o gesto sobre o que estamos querendo falar, torna-se muito mais fácil dela entender...

Uma pessoa que não é surda pode usar a datilologia quando ela não sabe o sinal correspondente do que quer falar com um surdo... Então para o surdo entender do que se trata devemos soletrar, usando o alfabeto manual...

Entretanto nem todo surdo é “sinalizado”, muitos são “oralizados” e outros não conhecem LIBRAS, infelizmente...

– Dia do Surdo • É comemorado no dia 26 de setembro porque, neste dia, em 1857, durante o Império de D. Pedro II, o professor francês Hernest Huet, que era surdo, fundou o Imperial Instituto de Surdos Mudos, no Rio de Janeiro. No ano do centenário passou a denominar-se INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos. O deficiente auditivo se comunica através da LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Mais do que uma escola, hoje, o Ines é o Centro Nacional de Referência na Área da Surdez (www.ines.gov.br).

– Francisco de Sales (Castelo de Sales, Thorens-Glières, Saboya, 21/08/1567 – Lyon, 28/12/1622), primogênito entre os 13 filhos dos Barões de Boisy, nasceu no Castelo de Sales, em Sabóia, França, em 21/08/1567 e morreu em 28/12/1622. Francisco aceitou em sua casa um jovem com dificuldade de audição e criou uma linguagem de símbolos para possibilitar a comunicação. Essa obra de caridade conduziu a Igreja a dar-lhe um título de Padroeiro dos Surdos. Sacerdote católico, bispo de Genebra, tem o título de Doutor da Igreja, é titular e patrono da família salesiana (fundada por São João Bosco), também patrono dos escritores e jornalistas. A festa litúrgica de São Francisco de Sales é celebrada no dia 24 de janeiro.

Nota: As imagens acima e informações relevantes sobre a Língua Brasileira de Sinais foram recebidas da professora Marcia e de sua amiga surda, Maria, em 26/12/2007.

Língua de Sinais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com