TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lingua Portuguesa

Monografias: Lingua Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 6

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. De acordo com o que você estudou na unidade de aprendizagem Língua Portuguesa e Redação Oficial há diferenças entre a fala e a escrita. Dessa forma, transcreva o texto a seguir para a linguagem escrita, padrão culto. (2,5 pontos)

É massa, Brother.

Brother, dentro dessa nova edição do Vestibular 500 testes tem tudo para que o próximo vestiba role maior.

Só de português são 80 questões, sendo 50 testes e 30 escritas.

Fora as questões de física, química, biologia, história, geografia, matemática e inglês.

Ah, tem uma lista de livros e uma série de dicas que você precisa ficar por dentro antes de encarar os exames.

Veja São Paulo, 13, 3 de outubro de 1991.

FIORIN, Jose Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 16. ed São Paulo: Atica, 2002. (5. impr.) 431p.

Ola, Colega!

Dentro dessa nova edição do Vestibular serão 500 questões, tem tudo para que no próximo tenha mais.

Terá 80 questões de português, onde 50 serão em testes e 30 escritas.

Também haverá questões de física, química, biologia, história, geografia, matemática e inglês.

Existe também uma lista de livros com várias dicas que você precisa saber antes de realizar os exames.

2. Leia atentamente aos textos a seguir.

Texto 1 - O quarto estava localizado na parte velha de Paris. Não era grande nem luxuoso, mas tinha tudo aquilo de que o artista necessitava naquele momento de sua vida: uma cama-beliche, duas cadeiras e uma mesa, sobre a qual ficava uma bacia e uma jarra d'água. Uma grande janela envidraçada iluminava fartamente o aposento, deixando sobre o assoalho de tábua corrida um rastro de luz. Nas paredes ao lado da cama havia dois quadros e algumas fotografias que lembravam ao pintor a sua origem.

Texto 2 - Van Gogh viajou para Paris no final de dezembro e no início de janeiro alugou o quarto onde iria morar por longo tempo. Logo que lhe foi permitido ocupar o aposento, para lá transportou seus poucos pertences, especialmente alguns quadros e fotografias. Em seguida instalou o cavalete de pintura ao pé da janela, por onde entrava a luminosidade necessária e começou imediatamente a pintar, certo do sucesso que, no entanto, iria tardar muito.

Texto 3 - O fato de viajar longe de casa pode ter contribuído para uma maior disposição artística do pintor. De fato, a história pessoal dos grandes artistas parece relacionar certa dose de sofrimento à maior capacidade de produção: assim foi com Camões, Cervantes, Dante e muitos outros. A alegria, ao contrário, parece estéril, não leva a derivativos. Van Gogh certamente transportou a saudade e a solidão para as telas que pintou em seu quarto em Paris.

Fonte: Carneiro, Agostinho Dias. Redação em Construção a escritura do texto. Editora: Moderna; Ano de publicação: 2003.

A partir da leitura dos textos responda as questões abaixo:

a - Identifique a tipologia textual predominante, em cada um dos textos acima. (1,5 ponto)

Texto1, Descritivo

Texto2, Narrativo

Texto3, Argumentativo

b - Analise os textos acima e explique, com as suas palavras, as características de cada uma das tipologias identificadas no item "a". A explicação não pode ser transcrita do material didático. Em seguida, destaque partes dos textos que comprovem suas colocações. (2,0 pontos)

Texto1, Descritivo porque faz uma descrição do lugar em que o pintor estava, para que, quem leia tem a idéia de como era o local mesmo sem estar presente. Isto pode ser observado no trecho: “ Não era grande nem luxuoso, mas tinha tudo aquilo de que o artista necessitava naquele momento de sua vida: uma cama-beliche, duas cadeiras e uma mesa, sobre a qual ficava uma bacia e uma jarra d'água...”

Texto2, Narrativo porque o texto narra fatos que aconteceram na vida do pintor. Como no trecho: “ Van Gogh viajou para Paris no final de dezembro e no início de janeiro alugou o quarto onde iria morar por longo tempo...”

Texto3, Argumentativo porque o texto3 contem argumentações fundamentadas de fatos que realmente aconteceram. Como em: “O fato de viajar longe de casa pode ter contribuído para uma maior disposição artística do pintor” e como : “assim foi com Camões, Cervantes, Dante e muitos outros”

3. No nosso material didático apresentam-se as funções de linguagem, que estão relacionadas à intenção comunicativa. Leia os dois textos que seguem e, através de um texto com no mínimo 6 linhas, explique de forma fundamentada qual é a função de linguagem predominante, sublinhando trechos do texto para comprovar as suas explicações. (2,0 pontos)

Texto 1

Dentro de uma grande empresa, as melhores chances de promoção pertencem aos que sabem como escrever um bom relatório, como produzir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com